Medida busca fortalecer as políticas locais de preservação, incentivando o reconhecimento e o resgate da memória coletiva batistense
O Conselho Municipal do Patrimônio Natural e Cultural de São João Batista (Compasjb) realizou reunião na manhã desta segunda-feira (06/10), marcando a retomada dos trabalhos do colegiado. Formado por representantes do poder público e da sociedade civil, o conselho tem como principal função propor ações de preservação e valorização dos bens materiais e imateriais do município.
Durante o encontro, foi definida a elaboração de um estudo técnico para avaliar possíveis bens a serem tombados como patrimônio natural e cultural. A medida busca fortalecer as políticas locais de preservação, incentivando o reconhecimento e o resgate da memória coletiva batistense.
Atualmente, São João Batista possui apenas um imóvel tombado: o casarão em tijolo maciço localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 4. Construído em 1925 no estilo colonial português, a edificação pertenceu a Benjamin Duarte da Silva e é considerado um importante símbolo da arquitetura e da história local.