Imóvel tombado como patrimônio Natural e Cultural de São João Batista SC.
Reconhecido como símbolo da identidade e da memória batistense, o imóvel da família Duarte foi tombado como patrimônio municipal pelo Decreto nº 5.141/2024, garantindo sua preservação e reafirmando sua relevância cultural para as presentes e futuras gerações.
A edificação, que por muitos anos serviu como residência do Senhor Benjamim Duarte, ocupa lugar de destaque na memória coletiva de São João Batista. Além de lar da família, foi um dos mais importantes pontos de comércio da região, onde eram negociados os tradicionais “secos e molhados” que abasteciam todo o vale. O espaço também funcionava como ponto de encontro para reuniões políticas e comícios, uma vez que Benjamim Duarte se destacou como grande liderança local e intendente distrital.
A residência acolheu ainda viajantes que ali encontravam pouso, além de abrigar o primeiro escritório da Usina. Seu valor histórico se reforça pelo protagonismo nos fatos que marcaram a emancipação do município: em 1957, o local foi palco da assinatura do acordo que tratou da emancipação do então Distrito de São João Batista. No ano seguinte, em 1958, sediou o almoço comemorativo da conquista, que contou com a presença do Sr. Irineu Bornhausen e de diversas autoridades estaduais.