Unidade iniciou as atividades em julho e presta assistência 24 horas em ocorrências de atendimento pré-hospitalar
A unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São João Batista encerrou o primeiro mês de funcionamento com 105 atendimentos realizados. Desde que entrou em operação, no dia 1º de julho, a equipe atua 24 horas por dia no atendimento pré-hospitalar de ocorrências reguladas pela Central do Samu, atendendo tanto o município quanto cidades vizinhas, conforme a demanda da rede estadual.
Instalada provisoriamente junto ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar, a base opera com uma ambulância de suporte básico de vida, identificada como Bravo 21. A equipe é formada por coordenador de enfermagem, técnico em enfermagem e condutor socorrista, responsáveis pelos primeiros atendimentos e pela estabilização dos pacientes até o encaminhamento à unidade de referência.
“Em apenas um mês de funcionamento, o Samu já mostrou a importância dessa estrutura para o município e para toda a região. Cada atendimento representa uma resposta rápida em situações que exigem agilidade e preparo técnico, fatores que fazem diferença na preservação de vidas”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marcos Marcelino.
Do total de atendimentos, 77 foram em São João Batista, 12 em Nova Trento, 10 em Canelinha, três em Major Gercino, dois em Tijucas e um em Angelina.




