Doses serão disponibilizadas nas unidades básicas de saúde do município para integrantes dos grupos prioritários
A campanha de imunização contra a gripe/influenza começa na segunda-feira (07/04) em São João Batista. Neste primeiro momento, as doses serão disponibilizadas para todos os grupos prioritários (confira na lista abaixo). A meta é atingir, ao menos, 90% de cada grupo até o fim da campanha. O Dia D da mobilização será em 10 de maio, sendo que, após esta data, a vacinação deverá ser estendida para população em geral.
As doses serão oferecidas nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde (UBSs) Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte, de segunda a sexta-feira. E, em dias específicos, nas demais unidades. Os endereços e horários podem ser conferidos na lista abaixo. É necessário apresentar CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação.
“O principal desafio da campanha é atingir a meta de vacinação. De modo geral, temos notado uma redução nas taxas de cobertura vacinal, o que também se percebe na imunização contra a Influenza. Isso gera preocupação, pois estamos em um período que inicia maior circulação de vírus respiratórios. Por isso, é fundamental que, especialmente as pessoas mais vulneráveis, se protejam contra a doença, prevenindo casos graves, internações e óbitos”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Marcos Marcelino.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), o influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A Secretaria ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
O imunizante leva de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe.
Ainda para reforçar a proteção e ampliar a cobertura vacinal, neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais, e ficará disponível ao longo de todo o ano.
Grupos prioritários a serem vacinados
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Idosos com 60 anos ou mais de idade;
– Gestantes;
– Puérperas (mães até 45 após o parto);
– Trabalhadores da saúde;
– Professores do ensino básico e superior;
– Povos indígenas e quilombolas;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
– Trabalhadores dos Correios;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Locais e horários de vacinação
* Sala de vacinação da UBS Centro: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45 (nas quartas-feiras o atendimento o atendimento é estendido até as 21h)
* Sala de vacinação da UBS Jardim São Paulo: de segunda a sexta-feira: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h45
* Sala de vacinação da UBS Novo Horizonte: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45 (nas segundas-feiras o atendimento ocorre somente até as 16h)
* UBS Carmelo: nas quintas-feiras, das 7h30 às 11h30 (de abril a junho)
* UBS Cardoso: nas sextas-feiras, das 13h às 16h45 (de abril a junho)
* UBS Tigipió: nas quintas-feiras, das 13h às 16h45 (de abril a junho)
* UBS Colônia Nova Itália: nas sextas-feiras, das 13h às 16h45 (de abril a junho)
* UBS Fernandes: nas quintas-feiras, das 13h às 16h45 (de abril a junho)
* UBS Ribanceira do Sul: nas quartas-feiras, das 13h às 16h45 (de abril a junho)
_____
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo




