Estrutura com 53,13m² funcionará anexa ao Centro de Eventos e terá capacidade para realizar cerca de 100 procedimentos de castração por mês, de forma gratuita
A ordem de serviço para a implantação de uma Sala de Castração de Pequenos Animais em São João Batista foi assinada na manhã desta segunda-feira (16/02). A estrutura, com 53,13 metros quadrados, será instalada anexa ao Centro de Eventos, com acesso pela rua do Sesc, ampliando as ações de proteção e cuidado com cães e gatos no município.
O espaço contará com recepção, sala de preparo, sala de cirurgia, sala de esterilização, sala de antissepsia e área com gaiolas para o pós-operatório. A organização dos ambientes segue as normas técnicas exigidas para garantir segurança, higiene e qualidade nos procedimentos.
A obra será executada pela empresa SC Sul Construtora, por meio do Processo Licitatório nº 019/PMSJB/2026. O investimento é de R$ 140.036,48, com recursos provenientes da Cosip. O prazo contratual para execução da obra é de dois meses. A projeção é que sejam efetuados em média 100 procedimentos no espaço por mês, de forma gratuita à comunidade, com microchipagem dos animais.
Durante o ato de assinatura, o prefeito Juliano Peixer destacou que a iniciativa integra um conjunto de medidas que vem sendo adotadas para fortalecer as políticas públicas voltadas à causa animal. Exemplo disso é a criação, em 2025, da Diretoria Municipal de Bem-Estar Animal.
“Desde a implantação deste novo setor, temos avançado bastante na estruturação de ações na área. A sala de castração representa mais um passo importante, especialmente no controle populacional e na prevenção de situações de abandono e maus-tratos”, afirma o chefe do Executivo Batistense.
O processo de aquisição dos equipamentos necessários para a operação da Sala também já está em andamento, para viabilizar que a estrutura entre em funcionamento assim que a obra for concluída.




