Iniciativa tem como foco o reordenamento da rede municipal de ensino e a elevação da qualidade da aprendizagem
Com 56,5% das unidades escolares em níveis críticos de maturidade e o restante em níveis limitados (conforme diagnóstico da Educação realizado pelo Senai), a Prefeitura de São João Batista lançou, nesta terça-feira (16/12), o Pacto pela Educação (Planejar, Articular, Construir, Transformar, Organizar). A iniciativa tem como foco o reordenamento da rede municipal de ensino e a melhoria da qualidade educacional.
A primeira ação do programa será a conclusão, junto ao Governo do Estado de Santa Catarina, do processo de municipalização da Escola de Ensino Fundamental Patrício Teixeira Brasil, medida que possibilitará uma reorganização física e pedagógica das unidades de ensino.
Com essa mudança, as turmas de Pré-Escola I e II que atualmente funcionam em creches municipais serão transferidas para a Escola Patrício, assim como as que hoje estão instaladas nos núcleos infantis Cebolinha e Pato Donald. O objetivo é oferecer melhores condições estruturais e pedagógicas às crianças da pré-escola, além de ampliar a oferta de vagas nas creches.
Além da reorganização dos espaços, o Pacto pela Educação prevê a revisão de fluxos administrativos e pedagógicos, o fortalecimento da gestão escolar e a implementação de ações voltadas à formação continuada dos profissionais da rede municipal. A proposta busca alinhar planejamento, infraestrutura e práticas educacionais, criando um ambiente mais adequado ao desenvolvimento dos estudantes.
O programa também estabelece uma atuação integrada entre diferentes setores da administração municipal. A expectativa da Prefeitura é que, a partir do Pacto, seja possível avançar nos indicadores educacionais, garantir mais eficiência no uso dos recursos públicos e promover uma educação mais inclusiva e de qualidade para toda a comunidade escolar.




