Iniciativa possibilitará apoio técnico e metodológico para aprimorar a articulação de serviços prestados nos municípios da região, contando com a parceria do Ministério da Saúde, do Conasems e da A.C.Camargo
O Município de São João Batista foi selecionado para integrar o Saúde Redes, iniciativa voltada à qualificação das redes de atenção à saúde em âmbito regional. O projeto oferece apoio técnico e metodológico a regiões compostas por municípios de até 40 mil habitantes, com foco em superar a fragmentação do cuidado, fortalecer a integração entre os serviços e aprimorar a articulação entre gestores.
O Saúde Redes integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e é viabilizado por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e hospitais de referência no país. Nesta fase, que contempla duas regiões de Santa Catarina, sendo uma delas a da Grande Florianópolis, o projeto contará com o apoio técnico da A.C.Camargo, reconhecida nacionalmente e internacionalmente pelo trabalho em diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer.
O lançamento da iniciativa e a assinatura do termo de colaboração ocorreram nesta sexta-feira (12/12), em Brasília. A partir do primeiro trimestre de 2025, gestores e equipes técnicas do município iniciarão as atividades previstas, que incluem formação continuada, metodologias participativas e construção conjunta de estratégias para o aprimoramento das redes de atenção.
Para o secretário municipal de Saúde de São João Batista, Marcos Marcelino, que também é vice-presidente da regional da Grande Florianópolis no Cosems/SC, a adesão representa um avanço para o sistema de saúde local. “O projeto Saúde Redes nos dá condições de aprimorar processos, integrar serviços e qualificar a governança regional. É uma oportunidade de fortalecer nossa atuação conjunta com outros municípios e de melhorar, de forma concreta, o cuidado que chega ao cidadão”, destaca.




