Produtores locais devem vacinar rebanhos imediatamente, além de ficarem atentos a eventuais comportamentos anormais em seus animais
Diante da confirmação de um foco de raiva em bovinos na localidade de Boa Esperança, no município vizinho de Major Gercino, a Secretaria Municipal de Agricultura de São João Batista alerta aos produtores locais para que adotem medidas preventivas e fiquem atentos a eventuais sintomas da doença em seus rebanhos.
A informação foi divulgada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que confirmou o caso na última semana.
A raiva é uma doença grave e fatal, que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da saliva de animais infectados, principalmente por morcegos hematófagos. Outros mamíferos infectados, como os bovinos, caprinos e equinos também podem transmitir a doença aos humanos de forma acidental.
A recomendação é que, em caso de suspeita, os produtores evitem qualquer contato com os animais e informem imediatamente os órgãos competentes.
Entre os principais sinais clínicos da doença estão: andar cambaleante, tremores, salivação excessiva e isolamento. A existência de furnas ou abrigos de morcegos hematófagos também deve ser comunicada à Cidasc, assim como a ocorrência de animais com feridas características de mordidas.
A Cidasc orienta os produtores da região a vacinarem imediatamente seus bovinos, ovinos, caprinos e equinos, além de manterem vigilância quanto a qualquer alteração de comportamento no rebanho.
A Secretaria Municipal de Agricultura de São João Batista reforça a importância da prevenção e se coloca à disposição para orientações e esclarecimentos, por meio do fone/whats (48) 3265-9806. Ou, presencialmente, junto à Intendência Distrital de Tigipió.