Técnica cria barreira química contra o Aedes aegypti em locais de grande circulação
Em ação preventiva contra a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista tem intensificado a aplicação de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em locais com grande circulação de pessoas. Nas últimas semanas, o trabalho foi realizado na sede da Prefeitura Municipal, no Ginásio Manecão, na APAE e em escolas das redes municipal e estadual.
A técnica consiste na aplicação de inseticida de ação prolongada nas paredes internas e externas cobertas das edificações. O produto cria uma barreira química que elimina mosquitos que entrem em contato com as superfícies tratadas, contribuindo para o controle urbano do vetor da dengue.
A BRI já havia sido aplicada anteriormente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Nas próximas semanas, a estratégia deverá ser ampliada para outros locais, ampliando a cobertura preventiva em diferentes pontos da cidade.
Embora o município não registre casos de dengue desde abril do ano passado, a Secretaria informa que focos do mosquito continuam sendo identificados, já tendo sido registrados 90 neste ano. A orientação é que os moradores mantenham a vigilância, eliminando possíveis criadouros, com caixas d’água tampadas, limpeza de calhas e evitando o acúmulo de água em recipientes e vasos.




