Secretaria de Saúde de São João Batista realiza ações orientativas sobre combate à dengue neste sábado (23/11)
Distribuição de materiais educativos com informações relativas à prevenção da doença será realizada em pontos estratégicos da cidade como parte do Dia Nacional de Combate à Dengue
Neste sábado (23/11), a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista promoverá ações especiais em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue. A programação inclui a distribuição de materiais educativos e a circulação de um carro de som por pontos estratégicos da cidade, transmitindo mensagens sobre a importância das medidas preventivas e orientando a população no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.
A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de eliminar potenciais focos do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, além de zika e chikungunya. Locais de grande circulação, como praças e supermercados, serão os principais alvos das atividades, garantindo que a informação alcance o maior número de pessoas.
Além da entrega de materiais educativos, agentes de saúde estarão à disposição para esclarecer dúvidas, orientar sobre os sintomas da dengue e ensinar maneiras eficazes de evitar o acúmulo de água parada em residências e outros espaços. Também estão em andamento ações de limpeza no Cemitério Público Municipal.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter, a mobilização é fundamental para prevenir novos casos. “Estamos entrando em um período do ano mais propício à proliferação do mosquito devido às chuvas e ao calor. Precisamos do apoio da população para reforçar o combate ao Aedes aegypti”, destaca.
Conforme ela salienta, apesar de nenhum caso ter sido confirmado desde o dia 10 de setembro, o Município já registrou, em 2024, 859 casos prováveis e três óbitos decorrentes de complicações da doença, além de 254 focos terem sido identificados. Karla esclarece, ainda, que o cenário vem sendo monitorado de perto pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e que ações contínuas de combate ao mosquito seguem sendo realizadas pelas equipes responsáveis.