TFD – Transporte para fora do Estado

TFD – Tratamento Fora de Domicílio é o auxílio para deslocamento e ajuda de custo à pacientes (e acompanhante, se necessário) atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS que necessitem de assistência ambulatorial e hospitalar fora do seu Estado de origem ou referência e que é custeado pelo Estado.

 

Quando posso solicitar?

Quando esgotados todos os meios de tratamento dentro do próprio município/região e/ou Estado e mediante indicação de médico das unidades assistenciais vinculadas ao SUS (Unidades de Saúde do município ou Hospitais de referência), desde que o local indicado possua o tratamento mais adequado à resolução do problema, com a possibilidade de cura total ou parcial.

A solicitação de Tratamento Fora de Domicílio deverá ser feita pelo médico assistente do paciente nas unidades assistenciais vinculadas ao SUS, mediante preenchimento do Laudo Médico, no qual deverá ficar caracterizado o quadro clínico do beneficiário.


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Exige apresentação de documentos

Como solicitar?
Presencialmente


Secretaria Municipal de Saúde



Rua Gilson Geraldo Sartori, 411, Centro
88240-000
Agendamento deve ser efetuado junto ao Setor de Serviço Social da Secretaria de Saúde. Horários de atendimento: terças, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 11h30.

Passo a Passo

1

Manter atualizado os dados pessoais do Cartão Nacional de Saúde (CNS), principalmente endereço e telefones para contato.

2

Trazer os documentos em bom estado de conservação ou, se necessário, providenciar segunda via dos mesmos.

3

Entregar na Secretaria de Saúde declaração de consulta e relatório de Contra Referencia todas as vezes que forem realizadas através do TFD.

4

Informar com antecedência caso não possa comparecer a consulta, em caso de desistência ou óbito do paciente.

5

Procurar a Secretaria de Saúde do município portando a documentação necessária para dar início ao processo.

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
Laudo Médico preenchido completamente respeitando os 03 meses que antecedem a data do agendamentoOriginal1
Laudo de exames recentes ( tomografia, ressonância, laboratório e RXOriginal1
Identidade e CPF do Paciente (e acompanhante se for o caso)Apresentação1
CNS (Cartão Nacional do SUS)Apresentação1
Comprovante de ResidênciaApresentação1

Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria de Saúde -
  • Rua Gilson Geraldo Sartori, 411 - Centro
  • (48) 3380-7500 - Comercial
  • (48) 3265-7890 - Comercial

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos