Previne Brasil: São João Batista se destaca em ranking de avaliação de indicadores de saúde

Nota dos municípios é utilizada pelo Governo Federal como referência para financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS)

 

São João Batista conquistou o terceiro lugar entre os municípios catarinenses com mais de 35 mil habitantes na avaliação do programa Previne Brasil relativa ao primeiro quadrimestre de 2022. A nota média alcançada pela Capital Catarinense do Calçado, entre os sete indicadores analisados, foi 7,48. O desempenho também foi o melhor entre as cidades do Vale do Rio Tijucas.

“Temos melhorado os indicadores continuamente, o que demonstra que, mesmo com todos os desafios enfrentados por conta da pandemia, temos conseguido avançar em diferentes segmentos da saúde. Todas as equipes estão de parabéns pelo empenho e trabalho que vem sendo executado, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados à população“, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Conforme ela explica, o programa Previne Brasil leva em consideração sete indicadores. São eles: proporção de gestantes com seis consultas pré-natal, proporção de gestantes com exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimentos odontológicos realizados, proporção de mulheres com coleta de citopatológico, cobertura vacinal contra diversas doenças, proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida e proporção de diabéticos com consulta e solicitação de hemoglobina glicada.

Com os resultados, São João Batista garante o direito à manutenção de recebimento de transferências da União referentes ao programa. Criado em 2019, como novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) do país, o Previne Brasil tem parte de seus repasses vinculados ao desempenho alcançado pelas equipes de saúde.