Secretaria de Saúde de São João Batista implementará projeto “Vacina mais perto”

Vacinas integrantes do Calendário Nacional de Imunização serão disponibilizadas em dias específicos em unidades que não contam com o serviço de forma regular

Facilitar o acesso da população à vacinação e ampliar os índices de cobertura vacinal. Com estes objetivos, a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista está implementando o projeto “Vacina mais perto”. A iniciativa disponibilizará, em dias específicos, a aplicação de imunizantes em unidades básicas de saúde (UBSs) do município que não contam com o serviço de forma regular.

“Vacinar é um ato de proteção à vida. No entanto, com a pandemia, houve uma queda muito acentuada nos índices de imunização e muitos pais deixaram de levar seus filhos fazer as vacinas que são obrigatórias nos primeiros cinco anos de vida. Com este projeto, queremos levar a vacina mais perto das pessoas e mudar este quadro”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Conforme ela destaca, o projeto foi possibilitado pela capacitação em sala de vacinação de nove técnicos em enfermagem da rede municipal. O treinamento foi disponibilizado de forma gratuita pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina. A implementação do projeto será efetuada de forma gradativa, à medida que os profissionais concluírem o curso.

“Já temos algumas datas definidas. Na UBS Tigipió, haverá vacinação nos dias 29 de setembro (de manhã) e 13 de outubro (à tarde). E, na UBS Fernandes, nos dias 13 de outubro (de manhã) e 27 de outubro (à tarde). Nestas datas, serão oferecidas todas as vacinas do calendário nacional, para pessoas de qualquer idade”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.