Secretaria de Saúde de São João Batista alerta para aumento no número de focos de dengue

Colaboração de todos é fundamental para eliminar potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença

São João Batista já registrou 88 focos de dengue em 2023. O número, atualizado nesta quarta-feira (08), corresponde a um aumento de mais de 400% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior parte dos focos foi contabilizada nos bairros Centro e Timbezinho. A situação de infestação faz com que a Secretaria Municipal de Saúde reforce novamente o alerta sobre a doença e a importância da eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“É fundamental que cada um faça a sua parte para contermos o avanço da dengue, que, em casos mais graves, pode ser fatal. Uma grande oportunidade é neste sábado (11), quando será feito um mutirão para retirar o que ainda ficou de entulho da enchente”, destaca a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.

A solicitação de retirada de materiais pode ser feita até quinta-feira (11), pelo fone/whats (48) 3265-2808 (Sisam). É necessário informar o endereço e enviar uma foto do volume a ser removido pelas equipes que participarão do mutirão.

Além da dengue, o Aedes aegypti também pode transmitir a febre do chikungunya e a zika. Confira, abaixo, mais informações sobre os criadouros e o que fazer para preveni-los (conforme orientações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina).

Criadouros

O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada, domiciliares e peridomiciliares. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.

O que fazer?

1) Mantenha bem tampados tonéis e barris de água

2) Leva semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água

3) Mantenha a caixa d´água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água