Programa de combate à evasão escolar é pauta de reunião da rede socioassistencial de São João Batista

Promovido pelo Conselho Tutelar, encontro foi realizado na tarde de sexta-feira (12) e contou com a participação de representantes do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPSC

Promovido pelo Conselho Tutelar de São João Batista, um encontro para discutir e alinhar estratégias relacionadas ao Programa de Combate à Evasão Escolar APOIA foi realizado na tarde de sexta-feira (12). A reunião contou com a participação da analista Nicolle Mattos Corrêa e do residente jurídico João Pedro Lemes Claumann, integrantes da equipe do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério de Público de Santa Catarina (MPSC).

O encontro, ocorrido na sede da Câmara Municipal de Vereadores, ainda teve a presença do prefeito em exercício Almir Peixer, o Déi, e dos secretários municipais Willian Mafessolli (Educação), Naldir da Silva Alexandre (Assistência Social) e Karin Leopoldo (Saúde). Representantes do CMDCA, da Promotoria de Justiça da Comarca de São João Batista, do Conselho Tutelar de Major Gercino e de escolas estaduais e municipais de São João Batista também participaram.

Conforme destaca o Conselho Tutelar de São João Batista, a reunião teve como propósito trazer à rede socioassistencial uma visão geral sobre o programa, apresentar números e discutir estratégias para combater a infrequência escolar com mais eficiência. Tendo como público-alvo crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, o APOIA trabalha em rede e tem como meta trazer de volta à sala de aula o aluno que, por um motivo ou outro, deixou de frequentar a escola.

O programa atua de forma preventiva para garantir a permanência dos alunos na escola, devendo ser acionado sempre que um estudante falta às aulas, de forma injustificada, por cinco dias consecutivos ou por sete dias alternados dentro de um período de 30 dias. Mais informações sobre o APOIA podem ser conferidas no site https://www.mpsc.mp.br/programas/programa-de-combate-a-evasao-escolar-apoia.