Educação de SJB adota nova abordagem para identificar problemas na alfabetização

Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) será aplicado em estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental que apresentem baixo rendimento em leitura

Intervir mais cedo para reduzir os problemas de aprendizagem mais tarde. Com esta premissa, a rede municipal de educação de São João Batista passou a adotar, a partir deste ano, uma nova abordagem durante o processo de alfabetização. Trata-se do Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), que será aplicado em estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental que apresentem baixo rendimento em leitura.

O modelo utiliza instruções baseadas em evidências científicas para monitorar o aprendizado dos estudantes, identificar precocemente aqueles com dificuldades e, com isso, ofertar suporte intensivo e individualizado para que eles possam desenvolver as habilidades acadêmicas. “O objetivo principal do programa é garantir que toda criança esteja alfabetizada até a conclusão do 3º ano do Ensino Fundamental”, destaca o responsável pela pasta de Educação do município, Edésio Pedrinho Tomasi.

A implantação da metodologia na rede é resultante de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a empresa Mentoring, coordenada pela psicopedagoga Edilene da Conceição Dias. O processo começou com a capacitação dos professores responsáveis em fevereiro, durante a Semana Pedagógica que antecedeu o início das aulas, e prossegue agora com a aplicação das técnicas nas escolas do município.