Missão Técnica do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas‏

Um grupo formado por 28 pessoas, entre eles Secretários de Turismo, representantes das prefeituras, imprensa e empresários do Vale do Rio Tijucas, acompanhados de dois consultores do Sebrae,Otto Walter Schmiedt e Alessandra Koerich, buscaram nesta semana o aprimoramento do turismo na região através do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas, realizado pelo Sebrae, iniciado em agosto deste ano. Uma missão técnica e empresarial de Benchmarking à Aparecida do Norte e Campos do Jordão/SP iniciou nesta terça-feira (23) com o objetivo de oportunizar aos participantes a vivência em um destino referência no turismo nacional, a troca de experiências com foco na prestação de serviços profissionais, a análise dos dois pontos turísticos, dando conhecimento para comparar e melhorar o turismo no Vale do Rio Tijucas. A missão técnica teve como primeiro foco o turismo religioso, e segundo foco o aprendizado da cultura, gastronomia, comércio, eventos e entretenimento, e a importância da participação dos setores públicos e privados, conhecimento que auxiliará os gestores e envolvidos a melhorar vários aspectos do turismo no vale. “A missão nos deu a certeza de que o Vale do Rio Tijucas tem potencialidades para desenvolver uma rota de turismo integrada. O primeiro passo deve ser a mobilização do setor privado para melhorar os pontos existentes e investir em novos pontos, a partir do que existe em nossa região, por exemplo, a nossa natureza. Do setor público espera-se os investimentos em infraestrutura, sem os quais torna-se inviável qualquer iniciativa”, declara a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Canelinha Maria Salete Montibeller.

A missão, que retornou ao Vale nesta manhã (26), contou com o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento Eluisio Voltolini, da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Canelinha Maria Salete Montibeller, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas Nelson Zunino Duarte, Jairo Peixer representando a Prefeitura de Major Gercino e a Assessora Adriana Carla Soares, representando a Prefeitura de São João Batista. “Pelo interesse dos participantes dessa missão, podemos crer que, num futuro muito próximo, todos unidos, independente do setor envolvido no turismo, nosso sucesso será certo. Os administradores de cada município já estão atentos para o crescimento desse setor, prova disso é a liberação de funcionários e secretários municipais para participar dessa missão”, declarou o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento Eluisio Voltolini.