Investimentos em infraestrutura rodoviária é tema na Assembleia da Granfpolis

O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura, Wanderley Teodoro Agostini, atendeu convite da Granfpolis e conversou com prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais da região nesta sexta-feira (02), sobre os investimentos nas rodovias estaduais, em especial as da região da Grande Florianópolis.

O encontro aconteceu em Major Gercino que sediou a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. Na oportunidade os prefeitos tiveram a oportunidade de questionar o presidente do Deinfra sobre a situação da malha rodoviária estadual.

Segundo Agostini, todos os 295 municípios têm acesso asfaltado, num total de 6 mil km de rodovias. No entando, ressaltou, mais de 60% destas rodovias têm mais de 30 anos e necessitam de manutenção e recuperação.

O presidente do Deinfra afirmou que o governo do estado investe atualmente R$ 3.800 bilhões em 168 obras, sendo 25 na Grande Florianópolis. No entanto, reconheceu a necessidade de melhorias em importantes acessos aos municípios e recebeu dos prefeitos algumas reivindicações.

A reunião foi coordenada pelo vice-presidente da Granfpolis e prefeito de Tijucas, Valério Tomazzi, e pelo secretário Executivo, Miguel Augusto Faraco, tendo como anfitrião o prefeito de Major Gercino, João José David.

Outro tema em destaque foi a grave crise enfrentada pelos municípios, gerada pelas reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICMs, bem como pelos programas que são desenvolvidos pelos municípios sem a contrapartida necessária por parte do governo federal.

Paralelamente também foi realizada a Pré-Assembleia Regional da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, sob a coordenação da prefeita de São José, Adeliana Dal Pont. Os diretores da Federação, Celso Vedana e Rodrigo Guesser, apresentaram a prestação de contas referente à aquisição da nova sede administrativa da entidade, e as alterações estatutárias, ambas aprovadas por unanimidade.

A nova sede está em um espaço de três andares no Centro Executivo Imperatriz, no bairro Estreito, em Florianópolis. O local tem 2.750m² e abrigará, além da FECAM a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS. A nova sede deverá ser inaugurada este mês.

Os dirigentes da Granfpolis e da FECAM enalteceram a importância da participação dos prefeitos no “Diálogo Municipalista – Encontros Regionais” que acontece nos dias 13 e 14 de outubro, em Florianópolis, para que juntos lutem pelo avanço na tramitação da pauta municipalista no Congresso Nacional e pela mudança do sistema federativo.

* mais fotos no site www.granfpolis.org.br