Seletiva do Jogo do Saber será dia 12

Na próxima terça-feira, 12, a partir das 9h da manhã, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes será realizada a 1ª etapa do Jogo do Saber 2016, que é a seletiva. Participarão alunos do 5º ano das escolas da rede pública, municipal e estadual, e escolas particulares com sede em São João Batista.

O professor Jerry Laurindo explica  que cada escola fez a inscrição de cinco alunos para participar, mas dois estudantes se classificarão para representar a unidade de ensino no Jogo do Saber 2016.

“As perguntas para a seletiva serão elaboradas a partir do planejamento anual trabalhado nos 4º anos do ensino fundamental no ano de 2015 e questões de conhecimento geral”, informa.

No mesmo dia, o professor destaca que  será realizado o sorteio dos confrontos referentes a primeira rodada do Jogo do Saber 2016.

A 2ª etapa é o desenvolvimento do Jogo do Saber 2016 nos estúdios da Rádio Clube, no programa Paradão do Sucesso. A previsão de início será dia 26.

O professor argumenta que  o Jogo do Saber não é apenas uma competição entre estudantes, mas algo que leva entretenimento e informação aos ouvintes. “Por isso, penso que os questionamentos e temas abordados, além de conferir o conhecimento e o preparo dos competidores tem a função de transmitir aos ouvintes informações pertinentes a história local, nacional e/ou global”. Para Jerry, a relevância cultural que o Jogo do Saber já alcançou na comunidade o tornou um jogo tradicional. “Este ano a competição está completando sua maioridade. A competição está 18 anos no ar, sob o comando do jornalista Hercolis Marcos, que foi quem idealizou o programa junto com a Secretaria de Educação”, lembrou.

 

 

O tema e como funciona

As perguntas para o Jogo do Saber serão elaboradas a partir da apostila formulada pela FUNJUVE com o tema “Olimpíadas 2016”, o planejamento anual trabalhado nos 4º anos do ensino fundamental no ano de 2015, história do município e questões de conhecimento geral.

Jerry relata que nos estúdios da Rádio Clube serão efetuadas cinco perguntas que terão quatro alternativas de respostas (A, B, C, D) respectivamente para ambas as escolas, sendo considerada vencedora a escola com o maior número de respostas corretas. “Em caso de empate, o desempate ocorrerá com mais perguntas, até o momento que apenas uma das escolas responda corretamente, utilizando o sistema mata-mata.  O sistema de eliminação será o seguinte: para ser desclassificada do jogo a escola participante deverá perder dois confrontos”.

 

 

A Premiação

1º lugar – Computador Notebook para os alunos – Troféu para escola;

2º lugar – Tablet para os alunos – Troféu para escola.

Todos os alunos, os participantes, receberão medalhas de participação.