Ciclista batistense está entre os 16 melhores do mundo

Victor Hugo Kurtz participou pela segunda vez, do Mundial de BMX, dessa vez na Colômbia, com o apoio da Fundação Batistense de Esportes (Fube)

Entre os 16 melhores. Assim ficou a classificação final do piloto de bicicross, Victor Hugo Kurtz, 16 anos, de São João Batista, no Campeonato Mundial de BMX, na Colômbia. A competição realizou-se em Medellín, segunda maior cidade colombiana, com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes.

Kurtz embarcou para o país vizinho em 20 de maio e retornou para São João Batista no dia 31. Praticamente ficou uma semana em solo colombiano, onde disputou oito provas nos dias 26 e 27. Por pouco, que não se classifica para as semifinais do Mundial. “Levei azar em uma dessas provas, onde acabei tocando em um atleta colombiano e ele acabou perdendo o controle e saiu da pista”, disse.

Então, o batistense foi punido e perdeu a classificação para a fase seguinte. “Mesmo com esse incidente, considero que foi uma boa participação no Mundial”, analisa ele, que foi o melhor brasileiro na categoria Boys 16. A colocação foi melhor do que ano passado, quando Victor Hugo disputou o Mundial na Bélgica. Na Colômbia, o campeão foi o francês Gautier Jung, sendo que o australiano Nataniel Rodway ficou em segundo e o colombiano Carlos Zaluaga terminou em terceiro lugar.

Sequência

Após a disputa em Medellín, Victor Hugo terá um tempo de descanso até o início do Campeonato Brasileiro. No entanto, ainda não está definida se a competição realmente começará no dia 25 deste mês, na cidade de Londrina, Norte do Paraná. “É que a pista ainda não está pronta”, explica.

Victor pouco disputou provas esse ano devido a uma luxação em um dos ombros, no Campeonato Pan-americano, que foi disputado na cidade de Santiago del Estero, na Argentina. Desde então, ele teve cuidados especiais no local, o que evitou a disputa de outras competições.

Texto jornalista Juliano César/Correio Catarinense