Secretaria de Saúde amplia horário de vacinação

A poucos dias do fim da campanha de vacinação, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Nara Lisiane de Vargas Pereira informa que foi preciso ampliar o horário de atendimento devido à baixa procura. “Assim como a maioria dos Municípios, este ano a procura está menor”, relata.

Segundo Nara, 67,49% da meta foi vacinada. Por isso, de 22 a 25 de maio, os Postos de Saúde Central e do Jardim São Paulo atenderão até às 19h.

Devem receber a vacina pessoas que fazem parte dos grupos “prioritários”, ou seja, crianças menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, idosos e mulheres até 45 dias após o parto. Além disso, portadoras de doenças crônicas, entre elas: respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabéticos tipo I e II, obesidade grau III, imunossupressão, além de transplantados. A enfermeira frisa que para comprovar a existência de doenças é necessário apresentar prescrição médica e levar a carteira de vacinação e o cartão nacional do Sus.

A dose via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. A vacinação ocorrerá das 8h às 17h no Posto Central. A campanha se estenderá ate o dia 26 de maio.

A meta do município é vacinar 6.600 pessoas, 278 a mais que em 2016.