Mais de 250 mulheres participam do 2º Encontro Estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer Estadual

Mais de 250 mulheres, vindas de municípios vizinhos e outros mais distantes como Apiúna, Indaial, São Ludgero, Pomerode e Joinville,  vestiram a cor rosa e participaram do 2º Encontro Estadual das Rede Femininas de Combate ao Câncer, realizado no Sítio Nona Lourdes, nesta terça-feira, 22.

A presidente da Rede Feminina de São João Batista Maria Elizabeth Zunino Booz, destacou que o momento é excelente para a troca de experiências, adquirir conhecimento e aperfeiçoar ainda mais os assuntos que competem as Redes. “São voluntárias de várias cidades que participam, é enriquecedor esse contato e estamos muito felizes em poder apresentar a Capital Catarinense do Calçado Feminino as participantes”. Dona Beta, como é mais conhecida, agradeceu o apoio da administração nas ações da rede e leu um trecho da poetisa Cora Coralina. “Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”.

O evento contou com palestras e sorteio de brindes. A primeira foi ‘Escolha Ser Feliz’, com o médico oncologista Doutor Luiz Alberto Silveira, que recentemente voltou de uma especialização no Canadá. Ele expôs um livro de autoria própria. A segunda foi sobre ‘Governança no Terceiro Setor e Mudanças Advindas da Lei 13.109’ com a voluntária Maria Inez Crepaldi, ela que tem MBA em Terceiro Setor e, por fim, a última palestra foi ‘A arte de Ouvir’, com Maria de Fátima Peterman, pós-graduada em Transdiciplinaridade em Educação, Saúde, Cultura da Paz. Tanto a abertura do encontro quanto o final foi feito pela presidente estadual Sônia Rieg Fischer. “Para ter o resultado que queremos, precisamos colocar amor em tudo que fazemos. Além disso, ter união”, frisou na abertura.

Autoridades prestigiam abertura e enaltecem o trabalho da rede

Entre as autoridades presentes, o prefeito Daniel Netto Cândido, a presidente da Câmara, Rúbia Alice Tamanini Duarte, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Anderson Marchi, os vereadores, Heriberto Souza, Almir Peixer e Eder Vargas, além das secretárias Janifer Otto, da Assitência Social e Roseli Peixer Tomasini, da Educação e o secretário de saúde, Ademir José Rover. O prefeito Daniel Netto Cândido destacou que foi a primeira vez que a cidade sediou o evento. “Ficamos muito honrados em receber todas. Apoiamos com muita satisfação as ações da nossa rede, pois o trabalho que realizam de forma voluntária dispensa comentários, tudo sempre com amor’. Cândido lembrou com carinho quando em 2005, no período em que foi secretário de saúde, conquistaram  recursos para construção da sede atual, que nos últimos anos já ficou pequena. “Já é hora de buscarmos uma maior. Parabéns todas e que Deus as iluminem sempre neste lindo serviço que prestam a comunidade”.

O Pároco da cidade, Élio Luis Grings fez uma oração pelo evento e citou o trecho bíblico do “Bom Samaritano”. “Vocês estão fazendo o que Jesus nos pede. Isso é viver o Evangelho e seguir Jesus Cristo de verdade”.

A presidente da Câmara, Rúbia Alice Tamanini Duarte, assim como os demais elogiou o trabalho da rede e disse: “As rosas não falam, se elas falassem ficariam tímidas diante do belo trabalho que todas vocês realizam”.

Fotos: Mais fotos do evento podem ser obtidas na fanpage da prefeitura ou solicitadas por e-mail.