“Cidade faz mais com o mesmo recurso”

O prefeito Daniel Netto Cândido e o secretário de saúde, Ademir José Rover organizaram na manhã desta quarta-feira, 11, uma coletiva de imprensa no gabinete para tratar sobre o Hospital Municipal Monsenhor José Locks, sobre os primeiros 120 dias de atuação do Instituto Vidas no Município. O presidente do Instituto Vidas, Richard da Silva Choseki  apresentou um pouco da entidade, que atua em mais de 40 municípios catarinenses. Em São João Batista desde junho é responsável pelo Pronto Socorro 24h, faz atendimento de especialidades médicas e exames, além de cirurgias de média complexidade, pelo mesmo custo que o Município tinha antes, mas atendendo mais pessoas sem que o paciente precise se deslocar para outras cidades.

Também participaram da Coletiva, o Coordenador Administrativo do Vidas, João Paulo Barbosa e o Deputado Estadual, Serafim Venzon.

A coletiva pode ser conferida na íntegra na fanpage da prefeitura.

“Estamos fazendo mais com o mesmo recurso”, frisou o presidente do Instituto. Richard relatou que nesses 4 meses foram feitos mais de 17 mil atendimentos e 300 cirurgias.

O presidente acrescentou que hoje o Município conta com um cirurgião pediátrico, o que é difícil encontrar na maioria das cidades. “No estado somente quatro municípios oferecem. Em quatro meses foram feitas 6 cirurgias em São João Batista”.

 Na sequência o secretário Ademir destacou como funcionam as consultas pelo SUS. “Não teria como esperarmos pelo sistema, que oferece muito pouco do que a demanda que temos”. O secretário descreveu que estão muitos felizes com a otimização dos serviços e com a cidade podendo ofertar mais especialidades.

 

Raio – X

O prefeito Daniel trouxe números que mostram o avanço da saúde e enfatizou que trabalham diariamente para melhorar. “Por exemplo, a Colonoscopia, o SUS oferece uma por mês, com o Vidas em 4 meses fizemos 40. Só chegaríamos com os Sus, após 40 meses”.

Cândido informou ainda que muitas gavetas ficaram vazias ou diminuíram consideravelmente.

Tanto ele quanto o secretário pediram atenção da população com relação as faltas. “A cada 5 pessoas, infelizmente três não comparecem”. Para isso, em breve a Secretaria contará com um novo sistema, mas mesmo assim, a colaboração do cidadão é essencial.