São João Batista lança Programa de Atendimento Domiciliar em Saúde

Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará atendimentos de enfermagem em domicílio para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção

Pacientes acamados e pessoas com dificuldade de locomoção terão acesso a uma série de procedimentos de enfermagem sem sair de casa em São João Batista. A novidade será implementada a partir da próxima segunda-feira (03/05) pela Secretaria Municipal de Saúde, com o lançamento do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD).

Por meio do serviço, serão ofertados procedimentos como ajuste/troca de sondas, auxílio para pacientes em uso de bolsas de colostomia ou outros estomas, aspiração de secreções, avaliação de escaras e/ou úlceras varicosas e pé diabético. Além disso, serão disponibilizadas orientações para familiares quanto ao manejo de acamados definitivos, recentes e/ou transitórios, assim como para pacientes submetidos a cirurgias.

O PAD contemplará, ainda, orientações e cuidados de enfermagem a pacientes que ficaram com sequelas após permanecerem internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por complicações da Covid-19. Todos os procedimentos serão disponibilizados via Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita.

Informações e agendamentos de atendimentos devem ser efetuados pelo fone/whats (48) 98472-2725. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Cuidar da nossa gente é nossa prioridade. A criação desse programa vai facilitar e muito a rotina de pacientes acamados e com dificuldades de se locomover, assim como de seus familiares. Com certeza uma grande conquista para nossa cidade no setor de Saúde“, comenta o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.

Já a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo, destaca que serão disponibilizadas uma equipe e uma ambulância de forma integral para atender as demandas do PAD. “É mais um avanço importante na Atenção Básica em Saúde do município. Ao colocarmos em prática esse serviço de enfermagem, como apoio às equipes de Saúde das Família das unidades, vamos conseguir atender de forma mais eficaz aqueles que mais precisam”, complementa.

Ela ressalva, no entanto, que o PAD não substitui o serviço móvel de urgência e emergência do SAMU (192) e do Corpo de Bombeiros (193). E, também, não realiza transporte de pacientes.