Secretaria de Saúde de SJB conclui credenciamento e reforça atendimento médico em UBSs

Novos profissionais iniciaram nesta semana no Centro, na Ribanceira do Sul e em Tigipió

Com escassez de médicos disponíveis para contratação direta, a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista adotou um modelo alternativo para atender a demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Foi realizado um credenciamento para contratação de entidades especializadas na prestação de serviços de atendimentos médicos de Clínica Geral.

O processo foi concluído recentemente e os primeiros profissionais começaram nesta semana, atendendo às unidades do Centro, da Ribanceira do Sul e de Tigipió. Também é aguardado para primeira quinzena de agosto o início de mais médicos na UBS Jardim São Paulo.

“Desde o início da pandemia, promovemos um concurso e quatro chamamentos públicos para preencher vagas abertas de médico. No entanto, o número de inscritos foi reduzido e a rotatividade dentro do nosso quadro de servidores foi alta. Com este credenciamento, conseguiremos minimizar o problema de falta de médicos que tínhamos em algumas unidades”, explica a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Conforme ela salienta, a grande vantagem deste modelo é que a própria entidade credenciada se responsabilizará pela substituição de médicos que, por algum motivo, tenham de se afastar das funções. O município efetuará o pagamento por hora trabalhada, de acordo com o local de atuação.