Vacinação contra Covid-19 de adolescentes com 16 e 17 anos inicia nesta quinta-feira (02) em SJB

Doses serão disponibilizadas no Centro do Idoso de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e nas terças e quintas-feiras, das 17h às 19h30

 

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista informa que a vacinação contra Covid-19 estará disponível para adolescentes com 16 e 17 anos a partir desta quinta-feira (02). E, também, para integrantes de grupos de risco com idade entre 12 e 17 anos (confira lista abaixo).

Para receber as doses, é necessário apresentar Termo de Assentimento assinado por um responsável legal (disponível na Galeria de Arquivos desta notícia ou diretamente no local de vacinação). Também é preciso levar documento de identidade com foto, Cartão do SUS (ou CPF) e Carteirinha de Vacinação (se tiver).

Serão aplicadas somente vacinas da Pfizer/BioNTech, conforme orientações técnicas do Ministério da Saúde. As doses serão oferecidas no Centro Municipal de Convivência do Idoso (atrás do Sesc), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e nas terças e quintas-feiras, das 17h às 19h30.

À medida que o município receba novas remessas do imunizante, a campanha será estendida para adolescentes com idades entre 12 e 15 anos. Assim que estiverem definidas, as datas serão divulgadas no site e nas redes sociais da Prefeitura Municipal de São João Batista.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece, ainda, que a vacinação segue disponível para pessoas com 18 ou mais. E reforça, também, a importância da segunda dose para completar o completar o ciclo de imunização, que é a maneira mais eficaz para diminuir o número de contágios e de casos graves da doença.

 

Vacinação liberada a partir de quinta-feira (02)

* Adolescentes com 16 e 17 anos

* Integrantes de grupos de risco (12 a 17 anos) – gestantes, puérperas, lactantes, portadores de comorbidades*, portadores de deficiência permanente e privados de liberdade. Necessário apresentar comprovante da condição especial.

 

* Lista de comorbidades

a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);

b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);

c) Cardiopatias congênitas e adquiridas;

d) Doença hepática crônica;

e) Doença renal crônica;

f) Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);

g) Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);

h) Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);

i) Obesidade grave (IMC: escore z>+3);

j) Síndrome de down.