24 de Março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Como uma das doenças que mais causa morte por ano em todo o mundo segundo dados da Organização Mundial da Saúde (cerca de 1,3 milhão), a tuberculose ainda é desconhecida para muitas pessoas. Como forma de alertar a população sobre o assunto, é comemorada hoje (24), o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Atrás somente da Aids como a doença infecciosa que mais mata, a tuberculose é curável em praticamente 100% dos casos novos, portanto quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor para a saúde do paciente. Em São João Batista foi diagnosticado apenas um caso.

 

SAIBA MAIS SOBRE A TUBERCULOSE

 

Transmissão: Ocorre oralmente, por meio de gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação. O sistema imunológico é capaz de impedir o desenvolvimento da doença, fazendo com que as pessoas que possuem um sistema menos resistente se tornem mais propensas a adquirir esta doença.

 

Sintomas: Os sintomas podem ser semelhantes aos da gripe, com tosse seca e contínua. Posteriormente surge a produção de secreção e com tosse de duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. O paciente pode ainda ter dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

Diagnóstico: Feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Para confirmar a doença são feitos exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo.

 

Tratamento: À base de antibióticos com duração de aproximadamente seis meses e que não pode ser interrompido (os efeitos colaterais, como enjoos, vômitos, indisposição, etc. podem despertar a vontade de interromper o tratamento). As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento. Além de evitar locais fechados, aglomerados e com pouca ventilação, a vacina BCG é utilizada a prevenção da tuberculose e deve ser aplicada em todos os recém-nascidos.