Sisam orienta população a economizar água

O Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam), está orientando a população a evitar o desperdício de água. Conforme informou o diretor do órgão, Edimar Cipriani, o calor esta levando a um grande aumento no consumo e uma diminuição do nível do reservatório.

 

A dica do Sisam para garantir o equilíbrio na distribuição de água e economizar o uso é que os moradores mudem o hábito de consumo. Entre as orientações, está manter as torneiras sempre fechadas, ligar apenas quando for necessário, não lavar calçada de casa com água potável e sempre manter as encanações reguladas.

 

Cipriani afirma que nos bairros onde a pressão é baixa, como Krequer e Cardoso, as comunidades são mais afetadas. Na sexta e sábado, o nível do reservatório chegou a nível crítico. Já nesta segunda-feira (27), de acordo com o diretor, amanheceu dentro da normalidade. Apesar disso, existe a possibilidade de no final do dia voltar ao menor nível.

 

Ribanceira do Norte e Cardoso estão com dificuldades na rede que é antiga e no Krequer, a bomba que leva água ao Bairro não tem mais capacidade para suprir a demanda. O diretor do Sisam promete uma solução para o Krequer ainda nesta semana, e em 90 dias os demais bairros vão receber nova rede de distribuição.

 

Para resolver definitivamente o problema de abastecimento o Sisam está trabalhando na construção de um novo reservatório. A terraplanagem já está pronta e a construção da estrutura será licitada nas próximas semanas. O diretor da autarquia municipal tem expectativa que até julho deste ano as obras estejam concluídas. “O novo reservatório vai permitir que tenhamos água para uma população de 50 mil habitantes. Acreditamos que no próximo verão já não teremos mais estes problemas”, afirma.

 

COMO ECONOMIZAR

Para se ter uma ideia, um chuveiro gasta de três a seis litros de água por minuto. O banho ideal é de cinco minutos, onde serão gastos apenas 30 litros de água. Ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada e só ligue quando for enxaguar a boca. Uma torneira aberta continuamente tem um gasto de 18 litros. Abrindo e fechando durante a escovação você terá um gasto de apenas dois litros.

 

Na hora de lavar a louça é a mesma coisa. Com a torneira aberta continuamente o gasto é de 240 litros. Abrindo e fechando durante a lavagem, o gasto passa para 70 litros. Lavando as calçadas com mangueira o gasto de água chega a cerca de 120 litros. Recomenda-se não varrer a sujeira com água potável e, ao invés disso, usar a água de lavagem de roupa, por exemplo.

 

Se você perceber paredes mofadas ou molhadas, terreno molhado, piso fofo ou ruído de escapamento de água, é porque provavelmente existe vazamento na sua instalação hidráulica, que pode causar uma perda de dois a sete mil litros de água por dia.

 

Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone 3265 2808.