CURSOS DE CAPACITAÇÃO – Mais de 400 vagas foram abertas em São João Batista
Os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem melhorado a vida de centenas de pessoas. Na quinta-feira (24), aconteceu a formatura de uma turma formada por merendeiras de São João Batista. Cerca de 90% das 25 profissionais que se inscreveram concluíram a capacitação.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Janifer Otto, o prefeito Daniel Cândido solicitou que fossem pactuados cursos voltados para a capacitação dos funcionários da administração pública. “São pessoas que se enquadram no perfil de baixa renda e fazem parte da política de valorização de nossos profissionais”, explica.
Na noite de formatura foi realizado um concurso com a escolha do prato mais criativo e entrega de premiação. “São profissionais que cuidam com tanto carinho de nossas crianças nas escolas e por isso é importante que sejam valorizadas. A capacitação é importante para essas profissionais”, fala Janifer.
Curso de Agente de Alimentação Escolar deverá ser disponibilizado novamente no próximo ano. As aulas foram ministradas no período noturno em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em 2013 houve um aumento na oferta de cursos oferecidos pelo Pronatec em São João Batista e a promessa, segundo a secretária de Assistência Social, é que em 2014 tenham novas opções.
Ano passado foram ofertadas aproximadamente 300 vagas e em 2013 atingiu a marca 400 inscrições disponíveis em cursos gratuitos. Dificuldades são encontradas em fechar o número de participantes, e até que atinja a quantidade de alunos exigida, às aulas não iniciam. Participam desses cursos pessoas que recebam até três salários mínimos.