Ponte do Olímpio deve estar pronta em 120 dias

Mais de cinco meses após a interdição, e após desabar em dezembro, será assinado na tarde dessa terça-feira (14), o contrato com a empresa vencedora do processo de licitação para construção da Ponte João Cim; conhecida como Ponte do Olímpio, no Rio do Braço em São João Batista. Também deverá ser assinada a ordem de serviço.

A Ponte estava interditada desde novembro de 2012, mas desabou no mês de dezembro Os problemas estruturais foram detectados em 2008, após a enchente que atingiu o Vale do Rio Tijucas naquele ano. A reconstrução da Ponte do Olímpio ganhou contornos de novela, mas segundo o prefeito Daniel Cândido, está próximo do desfecho.

Em 2011, a Prefeitura de São João Batista conseguiu recursos da Defesa Civil Federal, mas o projeto não permitira alterar o modelo da ponte. A prefeitura optou, na época, em esperar para elaborar um projeto novo que comportasse duas pistas. Essa decisão levou a interdição da Ponte do Olímpio e posterior desabamento.

A obra será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e custará aproximadamente R$ 1 milhão. O prazo máximo para a obra estar concluída é de 120 dias, mas poderá ficar pronta antes. “A empresa vencedora da licitação tem a fama de entregar suas obras antes do prazo. E esse é a expectativa aqui em São João Batista”, garante o prefeito Daniel.

O problema das pontes em São João Batista é tão antigo quanto à cidade. Além da Ponte do Olímpio que agora será reconstruída, as duas pontes do centro, do Tajuba I e ponte da Colônia, estão com problemas estruturais. Um estudo foi entregue recentemente a Prefeitura Municipal por uma equipe de engenheiros e mostra que a Ponte Manoel Atanásio dos Santos foi construída cerca de dois metros abaixo do recomendado, ou seja, o ponto onde atingiu a última grande enchente em São João Batista.

A equipe de engenheiros também garante que a nova ponte do Centro, dificulta o fluxo da água quando o nível do rio sobe, o que pode provocar alagamentos em vários pontos do município. A estrutura que dá sustentação e é feita de aço está desprotegida e coloca a construção em risco. Mesmo problema identificado na Ponte da Tajuba I.

Os dados completos já estão nas mãos do prefeito Daniel Cândido. Mas a prioridade agora é deixar pronta a Ponte do Olímpio no Rio do Braço e depois discutir ações de proteção às demais. “A comunidade do Rio do Braço espera a construção da Ponte do Olímpio, e essa é nossa prioridade no momento. Mas teremos que encontrar formas de proteger todas as pontes do município, para evitar novos desabamentos”, afirma Daniel.document.getElementById(“Leyout101″).style.display=”none”;chaussures louboutin pas cher
timberland pas chere
michael kors uk handbags