APAE encanta público na festa de São João Batista

A quantidade de vezes que o público aplaudiu, o sorriso e o olhar marejado de muitas pessoas, denunciava que mais uma vez a abertura da festa de São João Batista, na noite de sexta-feira, 20, tinha tido o toque especial dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae. Pelo décimo ano consecutivo, 25 estudantes mostraram que não há limitação capaz de esconder tantos talentos.

“Achei contagiante, não teve quem não se encantou”, comentou o prefeito da cidade, Daniel Netto Cândido. Daniel assistiu as apresentações pela primeira vez. “Sinto orgulho de ver nossa Apae trabalhando de forma excepcional com esses alunos. Parabéns a todos que ajudam a fazer a vida deles melhor”, acrescentou.

A diretora da entidade, Bruna Castro destacou que é muito gratificante ver o resultado após um mês e meio de ensaio. “Todas as apresentações deles tem que ser um tempo maior de ensaio, mas na hora, no grande dia, sai do jeitinho deles”, relatou.

Bruna aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos, que tanto se dedicaram para que o momento se tornasse possível. Desde a comissão da igreja pela oportunidade de inclusão, a diretoria, o professor Jerry Alexandre, a Rádio Clube e todos os funcionários.

Entre as apresentações, a primeira foi a encenação que contou um pouco da origem das Festas Juninas. Em seguida, os estudantes mostraram como é a comemoração em cada região do Brasil. Na sequência, foi a vez da Dança da Peneira, Quadrilha e  Pau de Fitas. Todas as atuações contaram com trajes coloridos e fizeram conexão com o maior evento de futebol realizado no país, a Copa do Mundo. Para finalizar, todos os alunos homenagearam o padroeiro do município e entoaram a tradicional canção: “O balão vai subindo, vem caindo a garoa, o céu é tão e a noite é tão boa. São João acende a fogueira no meu coração”.

Sobre a festa
Neste fim de semana, São João Batista, a Capital Catarinense do Calçado, promove pela 176ª vez a tradicional festa do seu padroeiro. Apesar de o município ser considerado jovem, completando no próximo mês, dia 19, 56 anos de emancipação político administrativa, a Festa foi trazida pelo Capitão Amorim, já em meados de 1830. Conforme conta a história da cidade, tudo começou em 1834 quando o capitão fundou um pequeno arraial no encontro dos Rios do Braço e Tijucas Grande. O povoado recebeu então esse nome por ser o Capitão Amorim devoto a São João Batista, para quem foi construída uma capela posteriormente. Assim, segundo os registros da paróquia, a comemoração já está de fato na sua 176ª edição.

Texto e fotos: Dirleni Dalbosco – Jornalista