Secretaria de Saúde divulga resultados da Campanha da Hepatite B
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulga hoje (04) o sucesso no número de vacinações realizadas na Campanha Nacional da Hepatite B. A campanha,que iniciou no dia 26 de julho com o “Dia D”, e terminou no dia 1º de Agosto, atendeu 784 pessoas (sendo 287 pessoas apenas no dia 26 de julho, o “Dia D”).
É importante ressaltar que a campanha nacional chegou ao fim, mas a vacinação contra a hepatite B é realizada durante todo o ano, gratuitamente e sem necessidade de requisição médica, no Posto de Saúde Central.
Devem receber a vacina os recém-nascidos, crianças que não foram vacinadas ao nascer, pessoas com vida sexual ativa, pessoas que convivem com pacientes com a enfermidade ou necessitam de transfusões de sangue com frequência, as submetidas à hemodiálise, usuários de drogas injetáveis, profissionais na área de saúde, doadores de órgãos sólidos e de medula óssea, policiais, manicures, portadores de HIV e de imunodeficiências, vítimas de abuso sexual, entre outros grupos. A vacina é destinada as pessoas até 49 anos. Se você faz parte do grupo de risco, procure o posto de saúde Central com sua carteira de vacinação.
O vírus da hepatite B está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer por via perinatal (da mãe para o feto na gravidez,durante e após o parto), através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas, pelo uso de drogas injetáveis, nas relações sexuais (considerada uma doença sexualmente transmissível, porque o vírus atinge concentrações altas nas secreções sexuais), e por transfusões de sangue (risco que praticamente desapareceu desde que o sangue dos doadores passou a ser rotineiramente analisado). A maneira mais segura de prevenir a infecção pelo Vírus da Hepatite B é tomando as três doses da vacina.