CAMPANHA AGOSTO AZUL 2014‏

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, vem planejando desde maio o “Agosto Azul”, campanha nacional que incentiva os homens a cuidarem da saúde. Depois do Outubro Rosa, campanha que alerta as mulheres sobre o câncer de mama, agora o Agosto Azul vem chamar a atenção dos homens para os riscos do câncer de próstata. “O homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta”, relata o Secretário de Saúde, Ademir José Rover.
A partir da Lei nº3.511, de 06 de novembro de 2013, “que Institui a Semana Municipal de Prevenção e Conscientização da saúde do homem”, será promovido o evento na 2ª semana de agosto, mês em que se comemora o Dia dos Pais. A campanha inicia no dia 11 de agosto, e segue com uma programação que inclui palestras e exames oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Confira a Programação Completa da CAMPANHA AGOSTO AZUL 2014:
11/08 SEGUNDA-FEIRA – Caminhada “Agosto Azul”

08:30h – Concentração/Trajeto: Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes – Praça Deputado Walter Vicente Gomes (em frente a Prefeitura).

09:30h – Cerimônia de Abertura da Semana Municipal de Prevenção e Conscientização da Saúde do Homem “Agosto Azul”, na Praça Deputado Walter Vicente Gomes.

10:00h – Barracas na Praça Deputado Walter Vicente Gomes com aferição da pressão, dentista, Vigilância Epidemiológica, NASF com fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga, e Rede Feminina de Combate ao Câncer com venda das camisetas da campanha.

20:00h – Sessão Solene Especial na Câmara de Vereadores com participação do Secretário Municipal de Saúde, Ademir José Rover.

12/08 TERÇA-FEIRA

09:00h – Ações do NASF na Unidade de Saúde do bairro Jardim São Paulo.

20:00h – Palestra na Escola de Educação Básica Maria das Dores Cipriani, bairro Carmelo, com o tema “Saúde do Homem”. Na ocasião haverá distribuição gratuita dos exames PSA-próstata, Colesterol Total e Glicose aos homens presentes.

13/08 QUARTA-FEIRA

09:00h – Ações do NASF na Unidade de Saúde do bairro Cardoso.

20:00h – Palestra na Escola Reunida Catarina Deschamps Steffen, bairro Cardoso, com o tema “Saúde do Homem”. Na ocasião haverá distribuição gratuita dos exames PSA- próstata, Colesterol Total e Glicose aos homens presentes.

14/08 QUINTA-FEIRA

08:00h as 11:30h e das 13:30h as 17:00h – Campanha de Doação de Sangue no Unidade Central de Saúde.

09:00h – Ações do NASF na Unidade de Saúde do bairro de Ribanceira do Sul.

15/08 SEXTA-FEIRA

14:00h – Palestra com a equipe do NASF – Núcleo de Atenção a Saúde da Família, no CRAS.

16/08 SÁBADO

09:00h – Atividade Especial “Agosto Azul”: Jogos de Dominó na Praça Capitão Amorim (em frente a Igreja Matriz), realizado pela FUBE.

18/08 SEGUNDA-FEIRA

20:00h – Palestra na Escola de Educação Básica Araci Espíndola Dalcenter, Bairro Jardim São Paulo, com o tema “Saúde do Homem”. Na ocasião haverá distribuição gratuita dos exames PSA- próstata, Colesterol Total e Glicose aos homens presentes.

20/08 QUARTA-FEIRA

20:00h – Palestra na Câmara de Vereadores com o tema “Saúde do Homem”. Na ocasião haverá distribuição gratuita dos exames PSA- próstata, Colesterol Total e Glicose aos homens presentes.

21/08 QUINTA-FEIRA

20:00h – Palestra na Escola de Educação Básica Monsenhor José Locks, bairro Ribanceira do Sul, com o tema “Saúde do Homem”. Na ocasião haverá distribuição gratuita dos exames PSA- próstata, Colesterol Total e Glicose aos homens presentes.

25/08 SEGUNDA-FEIRA

20:00h – Palestra na Escola de Educação Básica Flora Auta Brasil, bairro Fernandes, com o tema “Saúde do Homem”. Na ocasião haverá distribuição gratuita dos exames PSA- próstata, Colesterol Total e Glicose aos homens presentes.

27/08 QUARTA -FEIRA

20:00h – Palestra na Associação Batistense de Veteranos (ABV), bairro Krequer, com o tema “Saúde do Homem”. Na ocasião haverá distribuição gratuita dos exames PSA- próstata, Colesterol Total e Glicose aos homens presentes.

28/08 QUINTA – FEIRA

20:00h – Palestra na Escola de Educação Básica Lídia Leal Gomes, em Tigipió, com o tema “Saúde do Homem”. Na ocasião haverá distribuição gratuita dos exames PSA- próstata, Colesterol Total e Glicose aos homens presentes.

Todas as palestras tem como principal público-alvo homens acima de 45 anos.