Reunião sobre Segurança Pública

Após reunião, ata será entregue ao Secretário de Segurança e outras lideranças

Sobraram cadeiras no plenário Nelson Zunino, da Câmara de Vereadores, na noite de terça-feira, 12, na reunião sobre segurança pública. Mas, nem por isso, o debate e as sugestões não ocorreram. Pelo contrário, entre as 30 pessoas que compareceram, além de desabafos, lojistas e autoridades apresentaram possibilidades que serão entregues aos candidatos que concorrem às eleições 2014. O vereador Gabriel Angeli Dias, responsável pela organização da audiência, destacou que todas as lideranças presentes, entre elas: os vereadores Luiz Fernando Perão, Éder Vargas, Gilberto Montibeller, Otaviano Jacinto Dadam Neto, Vilmar Francisco Machado, secretário de desenvolvimento Plácido Vargas e prefeito Daniel Netto Cândido, tem seus escolhidos. “Vamos aproveitar esse momento para entregar a ata dessa reunião e reivindicar as melhorias, ainda que segurança seja um compromisso do estado, não podemos desistir nunca”, declarou.
Entre os presentes, o Tenente Sérgio Arlan Pinto Rodrigues e o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Marcello Martinez Hipólito, o presidente do Conseg  Apóstolo Gidalte Silva e delegado David Tarciso Queiroz de Souza também  fizeram uso da palavra. David defendeu que apesar dos problemas como falta de efetivo e estrutura física da delegacia inadequada, acredita que nesse tipo de reuniões são fundamentais. “Acredito que pequenas soluções ajudam e muito. Não adiante virmos aqui simplesmente reclamar”, disse.
O Tenente Coronel Marcello Martinez Hipólito destacou que entre as 10 cidades que é responsável, São João Batista é uma das mais interessadas em melhorias. Questionado pelo vereador Gabriel sobre a possibilidade de vinda de novos policiais, o comandante respondeu que no próximo grupo, com certeza destinará para Capital Catarinense dos Calçados. Ele relatou ainda que no último concurso da polícia, das 184 vagas que precisariam ser preenchidas, apenas a metade foi ocupada, pois as demais candidatas não se enquadraram as exigências.

Presidente da Câmara pouco otimista
Em sua fala, o presidente da Câmara, Vilmar Francisco Machado lembrou uma reunião sobre o mesmo tema, em que estiveram presentes todos os prefeitos da região do Vale do Rio Tijucas, além de alguns vereadores, em abril de 2013, em Nova Trento. “Gostaria de saber o que mudou de lá para cá”, questionou.
Vilmar argumentou que a cidade cresceu e o número de policiais não acompanhou. Além disso, cobrou o projeto do governo do estado, Bem Te Vi, onde são instaladas câmaras de monitoramento e até agora isso não ocorreu em São João Batista. Em seguida, o Tenente Coronel Marcello Martinez Hipólito respondeu que  o atraso na instalação se deve a um problema na licitação.

Lojistas e presidente de associação de bairro dá sugestões
Para o comerciante Heriberto Eurides de Souza não adianta só esperar. Betinho, como é mais conhecido diz que já foi assaltado 13 vezes e agora investirá em guardas na imobiliária e na farmácia que possui. “Enquanto essas câmaras não chegam, temos que nos unir entre nós lojistas e poder público municipal para fazer algo”.
O dono do Supermercado Marcelli, Walter Giacomossi, desbafou que só não compareceram mais pessoas na reunião, pois o povo não acredita mais na Justiça, mais culpada da falta de segurança, segundo ele. “Antes dessa reunião, minha vontade era fazer uma manifestação na frente do Fórum”.
O presidente da Associação do Bairro Jardim São Paulo, Odair de Souza, o Daíco, endossou as palavras de Betinho e questionou o tenente Arlan com uma reclamação dos moradores do bairro. Segundo ele, uma pessoa relatou que existem policiais envolvidos com o tráfico. Imediatamente o tenente explicou que desconhecia o fato e que irá ser apurado. Além disso, o comissário Januário Mafessoli, disse que não é simples como todos pensam prender traficante, uma vez que geralmente a quantia que eles possuem não caracteriza tráfico. Mafezzoli também enfatizou que em 36 anos que mora em São João Batista, já participou de 20 reuniões semelhantes que não levaram nada a alugar nenhum. “Precisamos ir à causa, investir na prevenção”, informou.

Novo telefone para polícia
O prefeito Daniel Netto Cândido ressaltou pequenas ações já realizadas na segurança em parceria com o tenente Arlan, como o novo telefone que conseguiram, para que as pessoas não sejam mais atendidas em Tijucas quando ligam para PM.  “Acredito que pequenas medidas podem fazer a diferença”, disse Daniel.
O tenente Arlan explicou que em breve divulgarão o número, só estão aguardando um ok do comando geral.

Texto e fotos: Jornalista Dirleni Dalbosco – Assessora parlamentar da Câmara de Vereadores