Prefeito e empresários de São João Batista iniciam hoje a Missão Internacional à Europa

O pólo calçadista de São João Batista dá passos importantes na busca do fortalecimento do setor. Uma missão à Europa, com destino a Paris (França), Londres (Inglaterra) e Milão (Itália) inicia de hoje (03). No início da tarde, a comitiva sai de Florianópolis para São Paulo e, por volta das 22:30h viaja rumo a Paris, na França, onde ficarão dois dias. Em seguida, passarão dois dias em Londres e mais quatro em Milão, na Itália. O retorno para a Capital Catarinense dos Calçados está marcado para o dia 13 de setembro.

A Missão Internacional Tecnológica de Capacitação em Design e Pesquisa de Moda, organizada pelo SINCASJB – Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista, com apoio da Prefeitura Municipal de São João Batista e SEBRAE/SC, conta com a participação de 22 micro e pequenos empresários. Além deles, a comitiva conta com a presença do prefeito Daniel Netto Cândido, do secretário de Desenvolvimento Plácido Vargas, do presidente da Câmara Vilmar Francisco Machado, da consultora de moda do Sebrae/SC Giuliana Brandão e do Diretor Executivo do Sincasjb Rosenildo de Amorim, que  informa que esta é uma das ações do Programa de Competitividade do setor coureiro-calçadista do Arranjo Produtivo Local de São João Batista, aprovado este ano e desenvolvido pelo Instituto da Moda Catarinense . Vinculado ao SINCASJB, o instituto recebeu recentemente a primeira parte dos R$1,7 milhão, recurso buscado pela Prefeitura de São João Batista, ainda em novembro de 2013.

Para o prefeito Daniel Netto Cândido, trata-se de um dos projetos mais importantes que conseguiram até agora em sua gestão, uma vez que a economia da cidade depende do setor. “Em um ano foi realizado um trabalho árduo. Estamos indo com vinte e poucos empresários à Europa para dar oportunidade para que essas pessoas possam trazer para a nossa cidade mais conhecimento, mais cultura, mais inovação, mais tecnologia. Esse é o nosso objetivo! Queremos ajudar o pólo calçadista; e estamos investindo na nossa economia, que é o calçado. Nós não podemos deixar acontecer como aconteceu com o açúcar. O nosso hino fala na ‘capital do açúcar e do calçado’, de açúcar só temos aquele que compramos no supermercado, mas o calçado nós produzimos todos os dias. Já perdemos o açúcar, não podemos perder o calçado também. O nosso desafio é muito grande!”.

Texto: Drica Soares e Jornalista Dirlene Dalbosco

Foto: Imprensa Prefeitura de São João Batista