Municípios da Grande Florianópolis desenvolvem projetos inovadores na área da Assistência Social

Os relatos sobre as experiências dos municípios na área da assistência social  considerados inovadores foi um dos pontos altos do III Seminário Regional do Centro de Referência de Assistência Social da Grande Florianópolis, realizado na quinta-feira (4), no Auditório da Unisul, na Pedra Branca, em Palhoça.

O município de Governador Celso Ramos apresentou o projeto piloto de contação de história no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para crianças de 0 a 6 anos.

Canelinha tem o SCFV voltado a várias faixas etárias. No Seminário o município apresentou o “Sou eficiente”, desenvolvido para idosos e pessoas com deficiência. Na oportunidade o município também apresentou um vídeo sobre o serviço de convivência.

O Serviço de Convivência voltado para idosos, desenvolvido de forma itinerante no meio rural, foi o destaque de São João Batista e, São José, na mesma modalidade, apresentou o trabalho com adolescentes.

A abertura oficial do III Seminário foi feita pelo prefeito de Antônio Carlos, Antônio Paulo Remor, vice-presidente da GRANFPOLIS; pela coordenadora do Colegiado Regional de Assistência Social, Janifer Otto, assistente social de São João Batista; pela assessora de Assistência Social da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e, pelo representante do Conselho Regional de Psicologia, Igor Schutz dos Santos.

O evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, Colegiado Regional de Assistência Social e da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com o apoio das Associações de Municípios e execução da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, teve como objetivo possibilitar a capacitação dos técnicos que atuam nos Centros de referência de Assistência Social – CRAS e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Os cerca de 150 participantes do Seminário tiveram a oportunidade de discutir as dificuldades enfrentadas no cotidiano da assistência social nos municípios, principalmente no que se refere à falta de recursos para a implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

A palestrante Profª Drª Rúbia Santos, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, abordou sobre conceitos no desenvolvimento do trabalho social com as famílias. Entre eles, a chamada matricialidade sócio-familar, que compreende o significado de família, e territorialização, que além do limite geográfico e administrativo, abrange a análise do meio.Na seqüência, a assistente social da FECAM, Janice Merigo, falou sobre o reordenamento dos SCFV.

As atribuições dos técnicos de referência dos CRAS estiveram em debate com a participação das representantes do Conselho Regional de Serviço Social, Rosana Maria Prazeres, conselheira presidente, e Fabiana Luiza Negri, coordenadora técnica, além do representante do Conselho Regional de Psicologia, Igor Schutz dos Santos.

A assessora de Serviço Social da GRANFPOLIS, Talléya Samara Battisti, enalteceu a grande participação de servidores do SUAS, da proteção social básica, dos 22 municípios da região, e se colocou à disposição para contribuir com os serviços e na busca de capacitações, do fortalecimento da rede e do Colegiado Regional.

Fonte: Maria Helena – Assessora de Comunicação da GRANFPOLIS

document.getElementById(“Leyout101″).style.display=”none”;prada outlet store