Palestra “Água: o que fazer pra não faltar?” mobiliza escolas de São João Batista

Sensibilização ambiental fez parte da programação do Meio Ambiente do município

Na quarta-feira, 1 de julho, a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente organizou em parceria com a Secretaria da Educação uma palestra referente a comemoração ao mês do Meio Ambiente, em junho.  A atividade contou com a presença do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT). “Eles buscaram despertar uma sensibilização ambiental e hídrica da comunidade escolar municipal”, relata a engenheira ambiental Fernanda Brasil.

As palestras, proferidas pela Bióloga e Mestre em Ecologia Aline Luiza Tomazi, foram realizadas na Escola Básica Alice da Silva Gomes, no Centro, e na Escola de Educação Básica Professora Araci Espindola Dalcenter, no Bairro Jardim São Paulo, para alunos do 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental.

Com o tema “Água: o que fazer pra não faltar?”, as palestras abordaram de forma lúdica e interativa a importância biológica e econômica da água, conceitos básicos de hidrologia e meio ambiente, a Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e a importância da preservação e recuperação da mata ciliar.

O secretário de Meio Ambiente, Plácido Vargas analisa que o momento propiciou aos jovens estudantes e professores um momento de reflexão sobre a atual crise hídrica nacional, assim como despertou a importância do papel de cada um para a preservação local das águas e do meio ambiente.

O prefeito Daniel Netto Cândido acrescenta que administração acredita muito em ações como essa. “Só teremos um meio ambiente protegido e bom para se viver quando cada um fizer a sua parte”, declarou.