Secretário de Desenvolvimento

Quais os novos caminhos para o desenvolvimento de Brusque e região? E quais maiores necessidades e medidas que podem ser realizadas para melhorar a qualidade da eficiência energética na nossa regional? Esses foram alguns dos questionamentos feitos na segunda-feira, 20 de julho, durante a segunda noite do Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina. O evento, que é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos, reuniu cerca de 50 pessoas, representantes de diversas entidades de Brusque e região, no auditório da Unifebe.

A primeira palestra da noite, “Desenvolvimento Regional: os desafios e potencialidades para diminuição das desigualdades” foi ministrada pelo diretor da Secretaria de Estado de Planejamento, Luiz Carlos Mior, que apresentou um breve histórico do desenvolvimento regional no estado, iniciado através das associações de municípios e fóruns, até a criação das Secretarias de Desenvolvimento Regional. O diretor também mostrou um panorama das regiões de Santa Catarina em termos de desenvolvimento, onde comparou a diversidade dos índices de educação, PIB, concentração das riquezas, crescimento populacional, entre outros.

Durante sua explanação, Mior também falou sobre o projeto de mudança das SDRs para Agências de Desenvolvimento Regional, que foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado, e as novas perspectivas para os próximos anos em relação à gestão. “A ideia do desenvolvimento regional nessa nova etapa é que as regiões possam construir o seu projeto, a sua política, as suas prioridades, a sua história. E caberá ao Governo do Estado, através das Secretarias Setoriais apoiar as regiões com a articulação que será feita pelas Agências. Ou seja: fazer com que o protagonismo seja das regiões com a participação das prefeituras, universidades, associações e sociedade civil organizada, onde as Agências serão coordenadoras, buscando construir um diagnóstico regional e um caminho em direção a um futuro mais promissor”, ressaltou.

Energia em debate

A segunda parte do evento, que teve como temática “CELESC: visão nacional e estadual da política energética” foi ministrada pelo presidente do Grupo Celesc, Cleverson Siewert, que falou da importância da energia elétrica como fator de competitividade, de  indução de desenvolvimento, e como item fundamental para a geração de emprego e melhoria da qualidade de vida. “A região do vale tem uma importância fundamental para o estado: temos 25% da arrecadação de ICMS do estado, 25% do PIB, e 25% da população. Então, normalmente a importância que a Celesc dá para essa região é fundamental. Por isso viemos aqui, para vermos as necessidades da região de Brusque e mostrar um pouco dos nossos compromissos”, declarou.

Na explanação Siewert abordou desde os investimentos da Celesc na região, até a economia de energia em termos nacionais, bem como o aumento do custo da mesma nos últimos anos. Outro ponto apresentado pelo presidente da Celesc foi sobre a instalação da 3ª subestação de energia que está sendo solicitada por algumas entidades representativas do município.

Segundo Siewert a Celesc estão há dois anos buscando o projeto, mas devido aos altos valores dos terrenos ainda não foi possível a execução. “Agora já conseguimos enxergar terrenos mais apropriados. A nossa expectativa é de que nos próximos 90 dias possamos conseguir fechar o local, para fazer o processo de licitação e iniciar a construção de uma subestação”, comentou, ao destacar que neste período outras melhorias também foram feitas para o município. “Tivemos a ampliação das duas subestações existentes, com a instalação de novos transformadores. Temos 40% mais de capacidade transformadora do que tínhamos no ano passado, o que está totalmente e linha com o desenvolvimento da cidade. Mas sabemos que quanto mais subestação tivermos melhor será a repartição da carga e melhor será o atendimento”, completou.

Na oportunidade o público presente pode esclarecer dúvidas, fazer questionamentos, bem como contribuições sobre os temas apresentados. O evento novamente teve a mediação do Sebre/SC.

Para o secretário Plácido Vargas, a palestra mais interessante foi a da Celesc. “Na hora das perguntas não pude deixar de falar do Vale, nossas deficiências, faltas de energia e oscilação.  Gostei muito, pois o presidente colocou-se a disposição para uma reunião aqui ou na Celesc”. Vargas destacou ainda que o representante da Celesc reconheceu a necessidade de uma outra subestação. “Sai de lá entusiasmado”, finalizou.

Saiba mais

O Ciclo será realizado ainda nos dias 27 de julho e no dia 10 de agosto, com palestras e debates sobre importante eixos, sendo duas temáticas abordadas por noite. Para o encerramento do Ciclo, está prevista a participação do Governador do Estado, Raimundo Colombo.

O evento é promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, tem apoio da SDR Brusque, a mediação do Sebrae/SC e orientação do Instituto ENA Brasil (Escola Nacional de Administração).

O Ciclo é voltado para as entidades representativas da região e é gratuito aos interessados, mediante a inscrição disponível na SDR Brusque. Mais informações: (47) 3251-8101.