São João Batista na passarela do principal evento de moda do país

Ronaldo Fraga apresenta na passarela do SPFW calçados exclusivos do Projeto Iconografia Local São João Batista

A noite de segunda-feira, 19, jamais será esquecida para os fabricantes de calçados de São João Batista. É que o renomado estilista Ronaldo Fraga apresentou na passarela do SPFW calçados exclusivos do Projeto Iconografia Local São João Batista. O projeto foi resultado de uma série de encontros realizados no ano passado pelo Grupo Estratégico de São João Batista – formado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB), pelo Sebrae, pela Assintecal e empresários locais. No desfile bastante aplaudido os sapatos e as roupas juntos contaram uma história. “Não importa o nível intelectual, social, a idade de onde a pessoa vem: todo mundo tem uma história de amor para contar, que viveu ou que gostaria de ter vivido. O amor nos úne, nos nivela”, disse Ronaldo Fraga no backstage, horas antes de seu desfile cujo tema foi o amor. “O que tem como efeito o mais importante: imprimir a leveza de uma pluma ao peso da existência”, completou no release do desfile que ele próprio sempre escreve e assina.

Participaram do projeto as empresas calçadistas Século XXX, Ana Aguiar, Via America, Show Rio, Di Marce, Aye Aye, Menina Rio, Contramão, Formatt Embalagens e a indústria de solados Planeta Pé.

O prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido esteve no desfile. Encantado descreveu que ficou muito orgulhoso e feliz de ver os calçados da cidade, verdadeiras joias, pela primeira vez na passarela do principal evento de moda do país.  “Realmente algo histórico para nossa cidade. Por essas e outras não medimos esforços de investir no setor e já deixamos de pavimentar mais ruas, por exemplo, para apostar no setor, que é o que sustenta nossa economia”

Sobre o projeto Iconografia

Após uma série de encontros realizados no ano passado pelo Grupo Estratégico de São João Batista – formado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB), pelo Sebrae, pela Assintecal e empresários locais – foi identificada a necessidade de se trabalhar a identidade dos produtos desenvolvidos no polo. A partir desse diagnóstico, iniciou-se então o desenvolvimento do projeto Iconografia Local, ação que faz parte do convênio entre Assintecal e Sebrae. Desenvolvido pelo estilista Ronaldo Fraga, o Iconografia Local de São João Batista, propõe a decodificação das formas, cores e principais características culturais da região – um dos principais polos calçadistas do Brasil –  para aplicação e criação de novos produtos de joalheria, moda, acessórios, móveis além de outras áreas criativas.

A primeira edição do projeto ocorreu no primeiro semestre deste ano com o estilista Walter Rodrigues em Belém do Pará, a pesquisa desenvolvida terá a sua publicação lançada ainda no mês de outubro desse ano.Inspirada pela cidade catarinense, a pesquisa de Ronaldo nomeada ‘Valores que não tem preço’ contempla os conceitos Ofício, Meio Ambiente e Memória da Região. O resultado desta primeira fase do estudo foi conhecido nesta segunda-feira, a 19 de outubro, quando os sapatos – desenvolvidos após encontros e exercícios com as empresas locais,  foram apresentados no desfile de Ronaldo Fraga durante o São Paulo Fashion Week.

Depois de apresentados na passarela do SPFW,  Assintecal, Sebrae e SincaSJB lançarão a publicação do projeto em fevereiro de 2016, apresentando os resultados dos estudos e os produtos desenvolvidos.

Realização

Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SincaSJB), desde o início de 2015 o projeto Iconografia Local pretende revelar em imagens e informações o ‘encantamento’ com a história de cada local visitado, transformando em fonte de inspiração as observações sobre cultura, artesanato, natureza, arquitetura e demais características de uma determinada região. Consequentemente, essas informações serão decodificadas em novos materiais para os segmentos de joalheria, moda, acessórios, movelaria, entre outras.

Fotos Ronaldo detalhe: Crédito:Marcelo Soubhia – Fotosite e Dirleni Dalbosco – Prefeitura de São João Batista