Defesa Civil e Bombeiro avaliam nova rachadura na quadra esportiva

Município aguarda laudo para saber se espaço pode ou não continuar a ser utilizado pelos 250 alunos

Uma nova rachadura na única quadra da Escola Prefeito Sinésio Octaviano Dadam deixou a diretora daquela unidade de ensino, a professora Nádia Adriana Zandonai Costa inquieta. “Não é de hoje que essa quadra apresenta problemas”, desabafa.

Nádia descreve que assim que assumiu a direção da escola, em janeiro de 2013, logo comunicou a Secretaria de Educação sobre os problemas. (Ver box)

“É lamentável, pois a obra foi inaugurada em novembro de 2012, ou seja, não faz nem três anos”, acrescenta a secretária de educação, Rosane Sartori Rosa.

A secretária de educação relata que estão no aguardo de um laudo da Defesa Civil e dos Bombeiros para saber se a quadra pode ou não continuar a ser utilizada pelos 250 alunos matriculados naquela unidade de ensino.

“Assim que tivemos conhecimento dos problemas, desde que assumimos tomamos as providências. Além dos recursos públicos mal aplicados, é acima de tudo a segurança dos nossos alunos que estamos preservando”, declarou o prefeito Daniel Netto Cândido.

Ação na justiça

Devido aos problemas de execução da obra, uma  ação de nº 0300707-35.2015.8.24.0062 de Improbidade Administrativa tramita na Comarca de São João Batista contra o ex-prefeito Aderbal Manoel dos Santos e contra a construtora Roselaine, responsável pela obra. Em abril de 2015 a então juíza da Comarca de São João Batista, Karina Muller Queiroz de Souza acatou o pedido do assessor jurídico do gabinete da Prefeitura, Cristiano Luiz da Silva e bloqueou bens do ex-prefeito Aderbal Manoel dos Santos e da Construtora Roselaine, de Balneário Camboriú.

Box: Problemas encontrados:

Quando chove alaga a quadra quase por inteiro.
Não há ralos para escoar a água que fica parada, fazendo com que as auxiliares utilizem rodos, vassouras, panos de chão e baldes. Outra solução é empurrar a água por uma fresta de aproximadamente 10 cm que fica entre a quadra e a parede da escola para um terreno particular ao lado.
Além da água da chuva entrar pelas laterais da quadra, também tem goteiras.
A arquibancada está se quebrando por inteiro, pois o material utilizado para fazê-la é de baixa qualidade piso feito com uma camada muito fina. Obs.: Onde foi concertado, está quebrando novamente.
A pintura está descascando, e a tinta mancha as roupas das crianças (tinta azul).
As tomadas de energia elétrica no interior da quadra estão penduradas.
As paredes estão visivelmente tortas. Algumas colunas estão inclinadas para fora e para o lado (fora do nível).
A tela de ferro foi amarrada com amarras de plástico.