Professores voltam às aulas

Educadores se preparam para receber os mais de 4 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino no próximo dia 22

Antes de voltar efetivamente para as salas de aula, os educadores de São João Batista aprimoram os conhecimentos durante essa semana. Segunda-feira, 15, e terça-feira, 16, a capacitação é realizada nas unidades escolares. Nesta quarta-feira, 17, a capacitação será no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes pela manhã e, à tarde, será na Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes. Os professores de todos os segmentos da Rede Municipal participarão. O tema abordado será a Base Nacional Comum.

Já no dia 18, professores do Pré-escolar e Ensino Fundamental ficam em Planejamento na E. E. B. Alice da Silva Gomes. No dia 19, todos os profissionais planejam nas respectivas unidades escolares para que na próxima segunda-feira, 22, as aulas retornem e o ano letivo inicie para os mais de 4 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

A secretária de educação, Rosane Sartori Rosa, lembra aos pais que assim como nos anos anteriores, a secretaria fornece os uniformes e o material escolar a todos os alunos, inclusive com a mochila para aqueles que quiserem usar. “Caso os pais forem até à escola e não tiver mais, podem vir até a Secretaria de Educação, que agora fica atrás do Salão Paroquial, na antiga casa do saudoso Ari Booz, que teremos a satisfação de entregar”.

Recursos federais não chegam

A secretária de educação Rosane Sartori Rosa descreve que não tiveram mais notícias sobre a vinda de recursos do programa Mais Educação. “Em 2015 recebemos apenas uma parcela e o programa Brasil Carinhoso, que é um auxilio as creches, em 2015 não entrou nenhuma parcela”.

Rosane destaca que sobre o Mais Educação, por exemplo, seriam R$70 mil para duas escolas, uma no Fernandes e outra na Ribanceira, que atendem com aula em período integral.

“Por conta disso mantemos o programa usando recursos próprios”, acrescenta.

Secretaria em novo endereço

A partir desta terça-feira, 16 de fevereiro, a Secretaria de Educação funciona em uma casa na Rua Anastácio Espíndola, no Centro, atrás do Salão Paroquial da igreja Matriz. “O espaço era pequeno para todo atendimento que temos”, explica a secretária de educação, Rosane Sartori Rosa.

A secretária informa que a mudança irá gerar uma economia de mais de R$10 mil por ano, além de poderem usufruir de mais espaço. “No Edifício Cunha tínhamos alugadas três salas, que totalizavam 219 metros quadrados, enquanto que na casa teremos 389 metros quadrados. Além disso, no ano de 2015, por exemplo, nossa despesa com aluguel e condomínio totalizou R$ 34,534,23, sendo uma média de R$ 2.800 mil por mês. No novo endereço pagaremos R$ 2 mil por mês, que totalizarão R$24 mil ano ano”.