São João Batista integrará a estância de turismo Vale Europeu
A partir deste ano, São João Batista passa integrar a estância de Turismo Vale Europeu. O secretário de Desenvolvimento, Plácido Vargas, explica que em janeiro o Município foi comunicado que para ter acesso a recursos nesta área precisava participar de uma estância de turismo, conforme prevê as normas do Ministério do Turismo. “Fomos orientados pela Santur a participar da estância Vale Europeu, devido à nossa proximidade com a região. O objetivo do Governo Federal é fazer a categorização dos municípios e das regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro”, acrescentou.
O secretário conta que os próximos passos agora é concluir a parte burocrática, uma vez que algumas cidades que já estavam no Vale Europeu também foram para outras regiões e outras, como São João Batista foram incluídas. “Dali em diante uma série de ações em conjunto estão programadas, entre elas publicações e criações de novas rotas”.
Vargas destaca que São João Batista tem apelos turísticos pouco aproveitados ainda e essa é uma indústria que não poluiu. “Temos a Cascata do Fernandes, um atrativo de beleza natural, temos a Comunidade Bethânia, com um trabalho há 20 anos na nossa cidade, e ainda somos a primeira colônia italiana do Brasil”.
O secretário relata que a instalação da Comunidade Bethânia, em 1995, é um projeto que já acolheu milhares de pessoas e gerou Recantos por todo o país. São eles: Lorena (SP), Guarapuava (PR) Irati (PR) Curitiba (PR) Italva (RJ) Uberlândia (MG) e Cianorte (PR).
“É um trabalho que não se restringe aos acolhidos, pois existe uma programação com retiros espirituais todos os fins de semana, além de encontros com jovens, simpósios e encontros com famílias. Tudo com o objetivo de evangelizar”.
O Vale Europeu
A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca dessa região catarinense, localizada no Vale do Itajaí e em parte do Vale do Rio Tijucas. Famosa por sediar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, o Vale Europeu possui muitas outras atrações: da arquitetura típica à culinária, celebrada em grande estilo durante as Festas de Outubro; dos roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense às celebrações religiosas que acontecem em vários de seus municípios; do ecoturismo ao turismo rural.