Prefeitura realiza 19ª edição do Jogo do Saber

Nesta terça-feira, 25, iniciou mais uma edição do Jogo do Saber. A competição tornou-se tradicional no calendário de eventos do município. O Programa Paradão do Sucesso, da Rádio Clube de São João Batista, é quem promove o jogo com a Secretaria de Educação e Fundação da Juventude (Funjuve). “O Jogo do Saber é uma disputa cultural entre alunos dos quinto anos da rede municipal e estadual de Ensino,” afirma o jornalista Hercolis Marcos, que apresenta o programa todas as tardes das 13h às 16h e foi o idealizador da competição.

O prefeito Daniel Netto Cândido participou da abertura do jogo e desejou uma boa competição a todos participantes. “Parabéns ao Hercolis pelo jogo que se tornou tradicional e há 19 anos movimenta não só as escolas, como todos os ouvintes”, disse.

A secretária de educação, Roseli Tomasini acrescentou que é um momento de muito aprendizado para os estudantes e também para quem está em casa. Dois alunos de cada unidade escolar que obtiveram o maior número de acertos na seletiva foram os classificados para representar a escola no Jogo do Saber 2017.  O diretor de cultura, Jerry Laurindo informa que nos estúdios da Rádio, nas terças e quintas, quando acontece a disputa, são feitas perguntas que foram elaboradas a partir da apostila formulada pela Funjuve com o tema “Santa e Bela Catariana”, o planejamento anual trabalhado nos 4º anos do ensino fundamental no ano de 2016, história do município e questões de conhecimento geral. Nos estúdios são efetuadas cinco perguntas que tem quatro alternativas de respostas (A, B, C, D) respectivamente para ambas as escolas, sendo considerada vencedora a escola com o maior número de respostas corretas.

O Jogo do Saber tem o seguinte sistema de eliminação: Para ser desclassificada do jogo a escola participante deverá perder dois confrontos.

Objetivo do jogo

Desenvolver o intercâmbio cultural entre as escolas de São João Batista;

Proporcionar boas relações entre Alunos, Professores e Diretores;

Estabelecer uma vivência com o meio de comunicação (Rádio);

Exaltar a prática do conhecimento do que é estudado como instrumento imprescindível para a formação da personalidade;

Situar a escola como centro cultural e formativo da comunidade;

Premiação do Jogo do Saber divide-se em: Premiação para os alunos participantes e escolas:      1º lugar – Tablet para os alunos – Troféu para escola;

2º lugar – Tablet para os alunos – Troféu para escola.

Todos alunos, os 20 participantes, receberão medalhas de participação;

Os prêmios serão entregues durante as Comemorações dos 59 anos de Emancipação Política de São João Batista, em julho deste ano.