Servidores de SJB participam de capacitação e elaboração de plano de contingência para desastres

A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro. Este foi o tema do II Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil que a Secretaria de Estado da Defesa Civil com o apoio da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, realizou na sexta-feira, 15. A secretária de Assistência Social, Janifer Otto, o coordenador de Defesa Civil, Jofre Melzi, a coordenadora da Fundação do Meio Ambiente, Fernanda Brasil Duarte, a assistente social, Ana Lúcia, da Diretoria de Habitação e o engenheiro civil, Taynã José Cunha  se uniram a prefeitos, secretários, técnicos municipais e agentes da Defesa Civil de diversas áreas como saúde, meio ambiente, planejamento, assistência social, educação, para participarem do evento na sede da GRANFPOLIS. O objetivo foi sensibilizar os gestores públicos municipais sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos.

Santa Catarina é um dos estados com maior incidência de desastres naturais. No entanto, 100% do território catarinense tem cobertura de radar meteorológico e mapeamentos de áreas de risco. O estado também é pioneiro na comunicação com serviço de SMS de alerta e São João Batista está entre as cidades selecionadas que testaram o projeto.

O  II Seminário de Proteção e Defesa Civil contou com palestras sobre  Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e sua estruturação, com o palestrante Rodrigo Moratelli; Importância da Estruturação da Política de Proteção e Defesa Civil Municipal; Gestão de Risco de Desastres, com a palestrante Caroline Margarida; Gestão de Desastres, com o palestrante Alexandre Sampaio.

Para a secretária de Assistência Social, Janifer Otto, eventos como esse são essenciais, uma vez que não dá mais para se falar em Defesa Civil apenas diante de uma enchente, por exemplo. A coordenadora do FUMAB, acrescenta que pôde ver outro comportamento nas pessoas, no risco de enchente que a cidade teve esse ano no fim de maio. “Percebemos que as pessoas estão mais atentas. Mas isso é graças a este tipo de trabalho”, declarou.

OFICINAS

Servidores de São João Batista também participam nesta segunda e terça-feira, 19, de oficinas regionais da Defesa Civil sobre preparação para desastres com foco no Plano Municipal de Contingência.