Prefeito e vereador cumprem agenda na Embaixada Italiana

Após várias audiências na terça-feira, 3 de outubro, o prefeito Daniel Netto Cândido, o vereador Almir Peixer, O Déi, conseguiram com o apoio do deputado Rogério Peninha Mendonça, que possui cidadania italiana, uma agenda com o Ministro Conselheiro da Embaixada Italiana Filippo La Rosa, nesta quarta-feira, 04. Cândido explica que o motivo foi repassar um convite da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil – ADANPIB. No dia 12 de novembro, às 10h da manhã, a entidade fará um evento para celebrar um ano da primeira reunião da Associação, que tem como propósito  resguardar e preservar a história da colonização italiana, ainda mais por ter sido a primeira colônia italiana do país.  O prefeito lembra que naquela ocasião, em 2016, quando foi dado os primeiros passos para fundar a associação,  o dia 14 de novembro de 2016 ficou marcado na história de São João Batista e região. “Nossa cidade recebeu o príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand De Orleans e Bragança, o Corregedor Geral do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Gilberto Calado, além de outras autoridades que depois também estiveram presentes quando foi efetuada a assembleia geral de fundação, que criou a entidade, em março deste ano”, conta.

Cândido destaca que o vereador Déi, que é daquela comunidade, assim como o presidente da ADANPIB, José Sardo e os demais integrantes da associação, há anos estão empenhados para guardar essa história e não só isso, preservá-la e reconhecer que trata-se da primeira colônia italiana do país. “Já nos reunimos várias vezes no gabinete e ficamos felizes com o retorno do Ministro Conselheiro que nos repassou que irá enviar um representante da embaixada para São João Batista”.

Ainda em Brasília

Acompanhados do Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça o prefeito esteve no Ministério de Turismo para solicitar recurso para pavimentar a Rua Atanásio Joaquim dos Santos, que serve de acesso à Comunidade Bethânia. O local recebe centenas de fiéis, principalmente no fim de semana, devido aos retiros e também por conta das pessoas que vem conhecer um pouco da vida do idealizador da comunidade, o Padre Léo. Também estiveram com o Deputado Federal César Souza e o secretário de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina, César Souza Junior em uma agenda marcada pelo vereador Almir Peixer, o Déi. O deputado se comprometeu em destinar mais uma emenda para o Município.

Além disso, o prefeito e o vereador estiveram no Senado e foram até o gabinete do Senador Dário Berger para agradecer emendas destinadas a cidade e fazer novos pedidos.