SJB sedia 1º Encontro Regional das Defesas Civis do Vale do Rio Tijucas

Coordenadores de três dos cinco municípios que integram o Vale se reuniram no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes na manhã desta segunda-feira, 6,  para tratar sobre a necessidade de uma estreita relação entre as Coordenadorias Municipais com os demais setores da administração municipal com órgãos e entidades existentes na comunidade, de maneira que ocorra uma atuação permanente e integral, independentemente da existência ou não de eventos adversos.

O coordenador da Defesa Civil de São João Batista, Jofre Melzi abriu a reunião e lamentou a ausência de mais representantes. “A quantidade de pessoas aqui, mostra que a importância para esse assunto só é dado quando acontece algo, mas não seria isso que iria pará-los.”

O prefeito Daniel Netto Cândido deu boas vindas a todos e acrescentou que num futuro próximo sementes como a desse evento germinarão. “Com certeza todos que sairão daqui hoje estarão mais preparados em relação a esse assunto e, consequentemente todo o Município ganha com isso”.

O coordenador regional da Defesa Civil, Ricardo Angelo Volpato frisou que a Defesa Civil não funciona sozinha e enfatizou a importância de mais pessoas envolvidas. Volpato trouxe consigo o Coordenador da Defesa Civil de Florianópolis, Luís Eduardo Machado, que relatou várias experiências na capital e orientou sobre alguns procedimentos. “Valeu a pena principalmente pelo fortalecimento da região. É importante que as defesas civis possam interagi, pois sempre surgem ideias novas”, analisou o coordenador.

Entre os demais participantes do encontro, o secretário de Desenvolvimento, Plácido Vargas, a secretária de Assistência Social, Janifer Otto, a diretora da Fundação de Meio Ambiente, Fernanda Brasil Duarte, os coordenadores da Defesa Civil de Nova Trento, Eduardo Fabris e de Major Gercino, Fátima Koneski Battisti.