Visitas para monitorar a qualidade do atendimento

Secretário de saúde visita pacientes para avaliar exames e cirurgias realizadas

 

O secretário de saúde, Ademir José Rover reservou alguns dias no mês para avaliar como os pacientes têm sido atendidos, após parceria firmada com o Instituto Vidas, em junho de 2017. Rover destaca que muitas gavetas com pedido de exames, esvaziaram e o atendimento tem sido feito de forma mais rápida. “Em seis meses, foram 600 cirurgias. Mas não estamos interessados em números, queremos ouvir que as pessoas sejam bem atendidas”, informa.

Na terça -feira, o secretário esteve na casa da pequena Isadora Crispim, 4 anos.   A mãe da menina, Regiane conta que em menos de um mês e meio após o diagnóstico de adenoide a cirugia foi realizada. “Ela está passando muito bem. Ficamos muito felizes com essa rapidez, que bom o Município ter essas parcerias”.

A mãe lembrou que do outro filho precisou fazer particular. “Na época iria demorar muito”, declara.

A cirurgia, chamada de adenoidectomia, é uma opção quando o tratamento com remédios não funciona adequadamente ou quando a criança passa apresentar sintomas frequentes de adenoidite. 

O secretário de saúde relata que a menina faz parte de uma lista de mais de 600 pessoas que foram atendidas com cirurgias diversas, de junho a dezembro, após a parceria com  o Instituto Vidas, de Timbó.

Além de ser o responsável pelo Pronto Socorro 24h, o secretário descreve que o instituto faz atendimento de especialidades médicas, exames e cirurgias de média complexidade, pelo mesmo custo que o Município tinha antes, mas atendendo mais pessoas sem que o paciente precise se deslocar para outras cidades. O Município repassa e investe em média no Hospital R$400 mil por mês.

 “Como afirma o prefeito Daniel Netto Cândido, estamos fazendo mais com o mesmo recurso, Estamos muitos felizes com a otimização dos serviços. Neste período foram feitos 1677 exames também”.

Ademir destaca que, no caso dos exames, a maioria é feita na Clínica do Povo, trazendo ainda mais benefício para o paciente que não precisa se deslocar. No caso das cirurgias, dependendo o caso são feitas no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó.

 

Sobre a parceria

Desde 2014 a administração trabalhava para efetivar a parceria, uma vez que a quantidade de cirurgias de média complexidade e exames que o Sistema Único de Saúde oferece não dava conta de atender a demanda do Município. O secretário de saúde ressalta que São João Batista é diferenciada por conta do crescimento expressivo, destaque no Estado, inclusive. “Estamos há vários anos entre as três cidades que mais crescem em Santa Catarina, isso reflete na saúde e educação especialmente”.

Rover exemplifica que no caso de exames como a Colonoscopia, o SUS oferece uma por mês, com o Vidas em 4 meses foram feitas 40.  “Só chegaríamos com os Sus, após 40 meses”.