Governador palestra em assembleia da Granfpolis em SJB

Eduardo Pinho Moreira salientou foco de sua gestão nas áreas da Saúde, Segurança Pública e Recuperação da Malha Viária

São João Batista foi a sede na manhã desta sexta (27) da Assembleia Geral Ordinária da Granfpolis. O principal destaque do encontro, que foi realizado no Centro Cultural e teve a presença de prefeitos de 18 municípios, foi a participação do governador Eduardo Pinho Moreira. Ele encerrou a reunião com uma palestra sobre os programas e projetos relacionados à região.

“Estabeleci três prioridades para o meu mandato: a Saúde, a Segurança Pública e a recuperação das rodovias estaduais”, destacou o chefe do Executivo estadual. Ele ainda comentou detalhes sobre o quadro financeiro do Estado e o potencial de Santa Catarina para atrair investimentos. “Um conselho para os prefeitos: apostem na tecnologia. Este é o futuro”, frisou.

Cidade que acolhe

Como anfitrião do evento, o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, foi responsável por abrir os trabalhos. Em sua fala inicial, ele destacou a cidade como polo calçadista e salientou a dedicação de toda equipe para organizar o evento da melhor forma possível. “Como 2ª cidade que mais cresce em população no estado nos últimos anos, aprendemos a acolher bem”, afirmou Daniel.

Comandado por Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis e presidente da Granfpolis, o encontro teve a cultura como primeiro assunto abordado. Jerry Laurindo, coordenador da Funjuve e presidente do Colegiado de Políticas Culturais da Granfpolis, e Nívea Maria da Silva Bücker, presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), apresentaram os índices da cultura nos municípios da região e explanaram sobre a necessidade de investir mais no setor.

Contorno da Grande Florianópolis

Em seguida, também palestraram o diretor da Arteris – Auto Pista Litoral Sul, André Bianchi, e o Coordenador de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Gilmar Cardoso. O assunto abordado pela dupla foi o andamento das obras para construção do Contorno da Grande Florianópolis. A obra, aguardada há anos pela região para desafogar o tráfego no atual trajeto da BR-101, ainda não tem data para ser entregue.

“O problema nosso não é o que está em execução. Claro que temos problemas pontuais. Os 34 quilômetros já em obra estão dentro do cronograma, apenas com algumas questões pontuais. O nosso problema são os outros 16 quilômetros, que ainda não estão em obras. Principalmente a parte em que houve a necessidade de fazer um desvio, em que saímos de um terreno favorável para uma condição totalmente desfavorável”, justificou Gilmar.

Dona Dinha em evidência

Um dos pontos altos ficou para o final do evento. Representante viva da história de SJB como berço da colonização italiana no Brasil, a filha do imigrante italiano Agostinho Angeli, dona Bernardina Angeli Fagundes, a dona Dinha, de 105 anos, foi convidada para entregar uma lembrança de SJB ao governador. A história dela, contada pelo prefeito Daniel, emocionou a todos. “Ela é o nosso exemplo, nossa marca, nosso grande orgulho”, afirmou o chefe do Executivo municipal.