SJB participa de seminário sobre imigração italiana em SC

Evento foi realizado sábado (28) em Caçador

 

O Seminário Ações Patrimônios Culturais da Imigração Italiana em Santa Catarina contou com a participação de São João Batista. Representaram o município no evento, realizado sábado (28) em Caçador, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Plácido Vargas, o coordenador da Funjuve, Jerry Laurindo, o vereador Almir Peixer e de membros da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (ADANPIB), que é presidida por Saulo Sardo.

“Cultura é identidade. Cultura é desenvolvimento. Cultura é ação multidisciplinar. Cultura é parceria entre sociedade civil e poder público. Cultura requer planejamento. Por isso estamos acompanhando e incentivando a participação da ADANPIB no Seminário Ações dos Patrimônios Culturais da Imigração Italiana em Santa Catarina”, frisa Jerry. A participação também é destacada como essencial para demarcar a história da imigração italiana em São João Batista, que, aos poucos, vai sendo resgatada.

“O seminário objetiva discutir ações que possam preservar, salvaguardar e promover a cultura dos imigrantes e seus descendentes. Para que de fato sejamos reconhecidos como berço da colonização italiana no Brasil, é necessário dialogarmos em prol da construção da consciência da identidade histórico-cultural do nosso povo”, destaca Jerry, que também preside o Colegiado de Cultura da Granfpolis.

O encontro teve como tópicos a apresentação de uma pesquisa sobre a realidade dos grupos culturais italianos em Santa Catarina, a preservação e salvaguarda de patrimônios culturais materiais e imateriais no Estado e a atuação do Sebrae nas comunidades e na cultura. Ao final, os presentes tiveram a oportunidade de participar de um típico filó italiano.