Registro de empresas em tempo recorde em SJB

Prefeitura aperfeiçoa procedimentos e empresas com documentação em dia encontram facilidade para conseguir alvará de funcionamento

Dia 4 de maio, 10 horas e 19 minutos. Uma empresa dá entrada no processo para obtenção do alvará de localização e funcionamento junto à Sala do Empreendedor de São João Batista. Às 15 horas, a requisição é finalizada. Tudo em 4 horas e 41 minutos. Recorde de tempo? Somente por alguns dias.

A marca seria melhorada em 9 de maio, quando, uma outra empresa, conseguiu o registro em apenas 3 horas e 18 minutos, com o processo tendo sido iniciado às 13h42min e concluído às 17h. Os números, que fazem frente aos dos países mais desenvolvidos, não aconteceram por acaso. São resultados do aperfeiçoamento de procedimentos internos pelo Executivo batistense e, também, da organização dos empresários.

“Com a instalação da Sala do Empreendedor e o protocolo digital, conseguimos desburocratizar e agilizar registros, baixas e alterações de empresas. Anteriormente estes procedimentos eram muito demorados, levando em média de 3 a 4 meses, o que, em muitos casos, inviabilizava a instalação de novos negócios”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Plácido Vargas. A rapidez, no entanto, depende da documentação estar toda em dia.

“Por isso é importante prestar atenção, por exemplo, se o local onde o negócio funcionará tem Habite-se e plano de prevenção contra incêndios aprovado pelo Corpo de Bombeiros”, aconselha Plácido. Orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, podem ser obtidas na Sala do Empreendedor, que fica situada junto à prefeitura de SJB. O fone de contato é o (48) 3265-4365.